Os 14 principios da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os 14 princípios de Deming


By
Ronaldo Costa
– 18 de março de 2009

William Edwards Deming é um dos ícones da Gestão da Qualidade, um dos “gurus” consagrados. Sua maior inspiração foi Shewhart, “pai” do CEP. Nasceu em 14 de Outubro de 1900 (!!!) e faleceu em 20 de Dezembro de 1993. De toda a sua inestimável contribuição para a evolução da Gestão da Qualidade, destaquei seus 14Princípios para a Gestão, para alguns a fórmula de sucesso na busca pela Qualidade Total; para outros, conceitos um tanto inatingíveis e que promoveriam um ambiente anárquico… Deixo para vocês tirarem suas conclusões, mas deixo também minha opinião sobre cada um deles abaixo…


1) Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los nomercado e gerar empregos.
Ninguém começa um negócio ou cria um produto ou serviço pensando que no futuro ele vai se tornar obsoleto, mas isso acontece com mais freqüência do que podemos imaginar… A melhoria contínua aplicada aos processos e produtos é a vacina para a estagnação do negócio, refletindo o mesmo conceito apresentado por Deming neste princípio.

2) Adotar a nova filosofia. Vivemosnuma nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidade e assumir a liderança em direção à transformação.
A nova filosofia citada aqui é acreditar que dá para melhorar sempre; não se satisfazer com seus atuais níveis de falhas nos processos; administrar com transparência, competência e objetivos claros; ensinar a importância daatividade de cada um, pois trabalhar sem saber o que se faz induz à depreciação do resultado do próprio trabalho; assumir erros e perguntar sempre, afinal ninguém nasceu sabendo!

3) Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade de inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.
Se as pessoas são encorajadas a aprender maissobre sua própria participação e importância num processo, tendem a se auto-monitorar e gerar a qualidade no seu dia-a-dia. Esqueçam o pensamento medieval de punir quem erra e incentivem comportamentos pró-ativos. A seleção natural cuidará do resto…

4) Acabar com a prática de negócio compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Insistir na idéia de um únicofornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na confiança.
Preço baixo não precisa ser igual a qualidade sacrificada, deve ser um reflexo natural da otimização dos processos. Quanto a ter fornecedores únicos para cada item, já não concordo com Deming, porém cultivar um bom relacionamento com seus fornecedores e valorizar parcerias é fundamental. O que nãovale é forçar situações do tipo “Se você não me fizer esse preço fulano faz…” – Busque o equilíbrio.

5) Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir os custos.
De novo o conceito de melhoria contínua. Noto que é uma constante no pensamento de Deming, porémfocado na redução de custos, hoje cada vez mais importante… Ele era um homem de visão.

6) Fornecer treinamento no local de trabalho.
O melhor lugar para ensinar e aprender a pescar é na beira do rio… O treinamento prático é melhor que apenas o teórico. E a realidade do dia-a-dia a melhor das professoras…

7) Adotar e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas arealizar um trabalho melhor.
Liderar significa buscar a melhoria e a eliminação das falhas, treinar quem precisa, oferecer um norte a todos, dar exemplo. Ser líder é uma atitude, não um cargo.

8) Eliminar o medo.
Me referindo a um gerente que conheço, cunhei na empresa a frase “Não confundam capaz com capataz.” Quem administra seu(s) processo(s) através do medo fatalmente terá queda de...
tracking img