Ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A nova ortografia Guia rápido e simplificado
Este é um resumo, em linguagem e organização simples, das disposições do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, aprovado pelos oito países lusófonos (que falam o português como sua língua nacional) em 16 de dezembro de 1990. Os oito países são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste (queassinou posteriormente). No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Congresso em abril de 1995, e oficialmente ratificado como medida executiva com a assinatura do presidente Luís Inácio Lula da Silva em 29 de setembro de 2008, com início de vigência marcado para 1º de janeiro de 2009 e um período de adaptação até dezembro de 2011. O texto do Acordo não dirime todas as dúvidas, pois menciona eventualmenteparâmetros genéricos, como ‘consagrado pelo uso’, e resume algumas listas de casos com ‘etc.’, deixando dúvida quanto à abrangência da regra. A elucidação de qualquer dúvida remanescente (que poderá suscitar mudanças neste e em outros guias da nova ortografia) virá com a publicação da nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, pela Academia Brasileira de Letras. O texto completodo Acordo está disponível neste site, assim como uma matriz mais completa das disposições do Acordo, na ordem em que neste são apresentadas, muitas vezes acrescidas de nossos comentários. Este resumo trata apenas das mudanças inequívocas, e refere-se somente àquelas que dizem respeito à ortografia adotada no Brasil (em parte, serão outras as mudanças em relação à ortografia até então adotada emPortugal e outros países lusófonos).

As mudanças
ALFABETO Ao alfabeto da língua portuguesa acrescem-se as letras K, W e Y, e ele passa a ter 26 letras*:

A B C D E F G H I JK L M N O P Q R S T U V W X Y Z
*Na prática, essas letras já se usavam como símbolos de medidas (km, kg, W) e em palavras estrangeiras e suas derivadas em português: know-how, Kant, kantiano, yin-yang, walkman, USO DEVOGAIS ÁTONAS E E I Em palavras com sufixos –ano e –ense que se combinam com um i que pertencem ao tema (havaiano [de Havaí], italiano [de Itália] etc.) ou derivadas de palavras que têm na última sílaba um e átono (Acre, Açores), escreve-se antes da sílaba tônica –iano e não –eano: acriano, açoriano, sofocliano, torriense.. Mas escreve-se –eano se a última sílaba da palavra de origem tiver e tônico:daomeano, guineano ou guineense etc. MUDANÇAS NA ACENTUAÇÃO E NO USO DO TREMA • Os ditongos abertos tônicos éi e ói perdem o acento agudo quando caem na penúltima sílaba (portanto, de palavras paroxítonas): idéia(s) passa a ser ideia(s) geléia(s) passa a ser geleia(s) tramoia(s) epopéia(s) passa a ser epopeia(s) jóia(s) apóia passa a ser joia(s) tramóia(s) passa a ser passa a ser apoia diarréico(s) passa a ser diarreico(s) heróico(s) passa a ser heroico(s) hebréia(s) passa a ser hebreia(s) debilóide(s) passa a ser debiloide(s) !Cuidado: o acento não cai se incide nesses ditongos em sílabas tônicas de palavras oxítonas (com acento tônico na última sílaba) ou proparoxítonas (com acento tônico na antepenúltima sílaba): anéis fiéis continua continua anéis fiéis herói(s) anzóis axóideo(s)continua continua continua heróis(s) anzóis axóideo(s)

• Cai o acento circunflexo de palavras paroxítonas terminadas em ôo e em êem: vôo enjôo acôo abençôo leem passa a ser voo passa a ser enjoo passa a ser acoo passa a ser dêem vêem crêem abençoo lêem passa a ser deem passa a ser veem passa a ser creem passa a ser

!Cuidado: As flexões dos verbos ter e vir na 3ª pess. pl. do pres. do indic.mantêm o acento: têm, vêm, diferençando das flexões de 3ª pess. sing. tem, vem, bem como nos derivados desses verbos, como mantém e mantêm, provém e provêm, retém e retêm, convém e convêm etc.

• Não se usa acento gráfico (agudo ou circunflexo) em palavras paroxítonas para diferençá-las de outras palavras delas homógrafas (com a mesma grafia). São estas as palavras afetadas: pára (flexão de...
tracking img