Ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABREU, Glória Cristina da Silva  de Erros ortográficos: uma alternativa pedagógica para desenvolver habilidades     Ponta Porã      2007 Profª. Elizete Cardoso
 
 
RESUMO
ERROS ORTOGRÁFICOS: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES
O presente trabalho tem como objetivo analisar como os professores trabalham com os erros ortográficos apresentado pelos alunos nos anos iniciaisdo ensino fundamental, especificamente no terceiro ano.  O professor trabalha ou ignora os erros ortográficos? É a pergunta que norteia este trabalho. Procurando responder a esta questão, utilizou-se como metodologia pesquisa bibliográfica e de campo, estudos teóricos, análise da Proposta Pedagógica da Escola Municipal Cooporã, observação da prática pedagógica em sala de aula, entrevista comprofessores, coordenadora e alunos, utilizou-se também a pesquisa qualitativa bibliográfica como embasamento teórico. Os resultados obtidos com a realização da pesquisa foi constatado que os professores utilizam os erros ortográficos dos alunos como ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades, minimizando a incidência de erros ortográficos nas produções escritas dos alunos. Justifica-se aintenção do trabalho por considerar-se importante a utilização dos erros ortográficos como alternativa pedagógica para desenvolver habilidades decorrentes das convenções da língua que ainda não foi aprendida.
 
Palavras-chave: erros ortográficos, alunos, habilidades.

A justificativa da escolha deste tema para uma monografia ou TCC está na busca do conhecimento de novos métodos que permitam que oprofessor trabalhe a ortografia em sala de aula de modo a assegurar uma aprendizagem com eficácia.
Consideramos importante tal tema para uma monografia pronta, porque poderá servir de apoio para professores alfabetizadores, pois, a partir das discussões apresentadas nestas monografias, poderão refletir e questionar sobre suas práticas pedagógicas, ações e estratégias quanto ao ensino da línguaescrita.
Essa monografia terá como objetivo analisar e conhecer quais são as dificuldades que as crianças encontram no seu processo de escrita, principalmente no aprendizado da ortografia, devendo-se realizar um projeto de pesquisa para ampliar o entendimento acerca da proposição.
Sabe-se que a ortografia é muito complexa, pois depende da estrutura das palavras. Algumas palavras são passíveis deregras enquanto outras dependerão de memorização. Será que toda atividade de memorização é válida? Que atividades facilitam a aprendizagem da ortografia das palavras?
O desafio é: como desenvolver práticas pedagógicas, desde o período da Educação Infantil, em que o trabalho com a linguagem se mostre, ao mesmo tempo, significativo e capaz de levar as crianças a compreenderem como a língua funciona?Como fazer com que as crianças usem e explorem a língua, cada vez mais e melhor, com disposição e curiosidade, tanto na modalidade oral como escrita?
E mais: como expandir atividades de leitura e de escrita socialmente relevantes, na escola, sem deixar de lado as atividades orais e os textos que fazem parte do acervo da nossa cultura e da nossa história, como os textos literários, que se apresentamde tantas maneiras? Como fazer da escrita um hábito diário calcado na leitura, transformando essa escrita num ato prazeroso de forma a fazer com que ela seja efetuada de forma correta e que o aluno perceba seus erros e corrija-os se, sem que isso se transforme num problema?
A partir dos questionamentos propostos, faz-se necessário encontrar os caminhos para se conhecer e entender as dificuldadesque as crianças encontram no processo de aprendizagem e procurar descobrir quais procedimentos de ensino que podem ser tomados para que consigam em seu aprendizado escolar.
O aluno deve ser efetivamente não só informado do caráter convencional do nosso sistema ortográfico, ou seja, da norma culta, mas também levá-lo a refletir sobre as semelhanças e diferenças entre a fala e a escrita....
tracking img