Origem dos tributos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 ORIGEM DOS TRIBUTOS
Os tributos têm origem remota e certamente acompanhou a evolução do homem. Estudos indicam ter sido voluntária a primeira manifestação tributária, em forma de presentes ou ofertas destinadas aos lideres ou chefes por seus serviços ou sua atuação em favor da comunidade.


IDADE ANTIGA
- O texto mais antigo encontrado e que retrata a cobrança de tributos na antiguidade, naépoca dos assírios, persas e medas, é uma placa de 2.350 a.C., em escrita cuneiforme, que descreve as reformas empreendidas pelo rei Urukagina, na cidade-estado de Lagash, localizada na antiga Suméria, entre os rios Tigre e Eufrates.
-Entre os egípcios foi encontrado um texto do segundo milênio a.C., que retrata as dificuldades encontradas por um camponês para pagar ao escriba do faraó osimpostos sobre a colheita.
-Na Grécia (século VII a.C.), instituiu-se o tributo administrado pelo Estado, como conhecemos hoje. À custa do trabalho escravo e dos tributos pagos pelos cidadãos, os gregos construíram uma das maiores civilizações do mundo antigo.
-Os romanos conseguiram conquistar os gregos, dessa forma, os romanos conseguiram sustentar e alargar seu império respeitando a liberdade ecultura dos conquistados, mas utilizando a cobrança de tributos como meio de fortalecer seus exércitos e conquistar mais terras.Em Roma, cobrava-se imposto pela importação de mercadorias(portorium ) e pelo consumo geral de qualquer bem (macelum). Os tributos pagos pelas províncias anexadas ao império e o pagamento de impostos pelos cidadãos foram essenciais à formação e manutenção do império.IDADE MÉDIA
-A queda do Império Romano marcou o início da Idade Média,período da história que vai do ano 476 a 1453. O grande império foi dividido feudos. Perdeu-se completamente a noção de Estado na Europa Medieval. Cada feudo possuía um senhor feudal, que eram os nobres.Nessa época, a maioria das pessoas vivia nos campos. Os camponeses, então chamados servos, eram obrigados a pagar tributos aossenhores feudais. Como não havia Estado, a circulação de moedas era escassa. Desse modo, os servos pagavam os tributos devidos ao senhor entregando-lhes a melhor parte de suas colheitas.
-A religião católica era muito forte e os senhores feudais,convencidos pela Igreja, começaram a participar das cruzadas, as chamadas guerras santas, que tinham por objetivo reconquistar a Palestina, lugar sagradopara os cristãos.
-Na Inglaterra, nessa época, Ricardo Coração de Leão deixou seu povo sendo governado por um parente, João Sem-Terra, para comandar seus exércitos nas cruzadas.
-Enquanto Ricardo viajava em guerra, seu parente aproveitou para formar seu próprio exército e com isso cobrava duas vezes mais tributos. Uma parte do dinheiro ia para sustentar as cruzadas e outra, para sustentar o novoexército de João Sem-Terra, que pretendia não devolver o trono a Ricardo.
-Os nobres revoltaram-se contra essa cobrança abusiva e em 15 de junho de 1215, João foi obrigado a assinar a MAGNA CARTA,um tratado de direitos, mas principalmente de deveres, do rei para com os seus súditos. Portanto, esse foi um documento de grande importância histórica, por ser a primeira limitação legal ao poder dosreis de instituir tributos.
-No final da Idade Média as cidades estavam reflorescendo em toda a Europa. O contato com a cultura oriental trouxe para os europeus novos hábitos de consumo. Os produtos orientais –as especiarias eram muito valiosos.
-Surgiu uma nova classe social, a dos comerciantes, industriais e banqueiros –chamada burguesia –palavra derivada de burgo,que significa cidade. Ocomércio cresceu e diversificou-se.
-Esse movimento atraiu cada vez mais pessoas para as cidades.Mas não era fácil adquirir especiarias, porque a rota do Oriente era dominada pelos árabes, inimigos mortais dos europeus desde a época das cruzadas.
-As cidades que mais se beneficiaram do comércio das especiarias na Europa foram, principalmente, Gênova e Veneza, por causa de sua localização geográfica...
tracking img