Origem dos computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo de Angola
Ministério da Educação

Trabalho de Escola
Tema:
A origem dos computadores








Introdução

Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenhoindustrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.
Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Erada Informação, isto é, o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, actualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.
Mas, os laptops não são os primeiros computadores a serem inventados, a seguir, veremos a verdadeira história doscomputadores.

















Desenvolvimento
Origem dos Computadores.
O Ábaco, como um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suan-pan e em japonês como So-roban, ainda é muito utilizado nos países asiáticos e em alguns centros de ensino pelo mundo.

Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquinade somar (má-quina Pascalina) em 1642, construída com rodas dentadas, seu intuito era simplificar o ofício do pai, que era contador.

Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir.

Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartõesperfurados, em 1801.

Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina das Diferenças em
1822, e a Máquina Analítica, em 1833. É considerado o precursor do computador ele-trônico digital, pois sua máquina analítica possuía três estágios fundamentais (como os computadores atuais): (a) entrada (com cartões perfurados), (b) processamento utilizan-do memória (de engrenagens), abrigando oprograma em execução e (c) saída.

Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de máquinas de processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear de Jacquard) para processar o Censo Americano de 1890.

Mark I foi o primeiro computador eletro-mecânico, inventado pelo professor Howard H. Aiken da Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944.

ENIAC(Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro compu-tador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universi-dade da Pennsylvania (E.U.A.), em 1946. Tinha cerca de 18000 válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos.

John Von Newman, matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a propo-sição prática para computadoresuniversais, que armazenam programas em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princípio é utilizado nos computadores até hoje.

Em 1951 se inicia a produção em série de computadores (IBM/UNIVAC).




3

Gerações

Primeira geração. Computadores constituídos de válvulas eletrônicas.
Exemplos ENIAC, UNIVAC I, IBM 701. Definidos como “jurássicos”, eram enormes, pesavamtoneladas e funcionavam com aproximadamente 18000 válvulas. Não existia dispositivo de armazenamento.

Segunda geração. Fins dos anos 50, inicio dos anos 60 engloba computadores equipados com transistores organizados em circuitos impressos. Exemplo: IBM 1401. Surgirão também as linguagens de programação de alto nível: Fortran (1957), Cobol (1960), Basic (1964).

Terceira geração. Meados da...
tracking img