Origem dos computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TIAGO GARCIA

ORIGEM E HISTÓRIA DOS COMPUTADORES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
UFMS

COXIM - MS
13 Set 05
TIAGO GARCIA

ORIGEM E HISTÓRIA DOS COMPUTADORES
Trabalho apresentado, para avaliação Semestral da disciplina Introdução a Computação, ministrada pela professora Ivone.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
UFMS

COXIM -MS
13 Set 05

ÍNDICE

Introdução……………………………………………………....... 4
História dos Computadores………………………………....……..5
Aplicação na Sociedade………………………...…...…........6
História das Linguagens...................................................................8
A Linguagem de Máquinas….....…..………………………..7
Linguagem de BaixoNível............................................9
Linguagem de Alto-Nível .............................................9
Conclusão……………………………………................................11
Referência Bibliográficas…………………………….....………...12

INTRODUÇÃO

Desde a mais remota antiguidade, o ser humano vem buscando e desenvolvendo meios e máquinas para realizarcálculos, do mais simples ao mais complexo, com o mínimo de tempo e o máximo de eficiência. Do primitivo cálculo feito através de contas e conchas, até os realizados hoje pelos super computadores, muito tempo se passou mas o princípio continua o mesmo: CALCULAR!.    Foram nos anos Pós-Segunda Guerras Mundial, que com a incorporação das novas tecnologias então desenvolvidas, o projeto computador setornou realidade.
Surgiu a Primeira Geração de Computadores, marcada pelos grandes e dispendiosos equipamentos com dezenas de milhares de válvulas, grande consumo de energia e problemas com o superaquecimento. Estes equipamentos trabalhavam por um curto período de tempo e acarretavam grandes problemas de manutenção. Mesmo assim já demonstrava a eficiência do computador em facilitar otrabalho humano.

ORIGEM E HISTÓRIA DOS COMPUTADORES

Os primeiros computadores eletrônicos  construídos utilizavam válvulas elétricas, ou seja, toda as operações a serem executadas neles eram definidas via placas de circuitos, cartões ou fitas perfuradas, fios e conexões que se trocavam , modificando (ou configurando) o comportamento e o modo pelo qual a máquina ia operar.  Aeste ato chamou-se programar; também surgiu o termo bug, quando um inseto adentrou nos circuitos da então gigantesca máquina provocando curtos elétricos e deixando os operadores confusos com o comportamento anormal do computador.  Hoje, o termo bug é utilizado para designar pequenas falhas em softwares, que vão de pequenas perturbações até prejuízos graves.  Nesses primeiros passos, foi definido porJohn Von Neumann a síntese de qualquer operação eletrônica, empregada até hoje tanto em computadores como em quaisquer aparelhos: unidade central de processamento e dispositivos de entrada e saída dos dados
Com a invenção do transistor e a conseqüente redução dimensional dos computadores, ficava impraticável soldar e trocar componentes e jumpers (conexões e fios) freqüentemente, entãocriou - se um meio de enviar comandos e modificações sem mexer no circuito  através de envio seqüencial de "zeros" e "uns" (sem tensão e com tensão, respectivamente, para representar a linguagem binária) que, aplicados a determinados pontos do circuito, mudavam seu comportamento.
Algum tempo depois foram criadas as linguagens de máquina (ou de programação) como Assembly, Fortran,Pascal, Cobol, porém a que ficou mais famosa foi a linguagem Basic, devido à associação dos comandos a termos em inglês, facilitando seu uso.  Mas esta necessitava de interpretadores, o que variava de um para outro modelo de computador, prejudicando a sua difusão.
Somente grandes empresas, devido ao alto custo, começaram a utilizá-los para cálculos complexos de engenharia, estatística,...
tracking img