Origem do profeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem do profeta
 Deus nomeou Jeremias como profeta antes de seu nascimento. A nomeação foi no sentido de ter um plano e um propósito para a vida dele. Alguns pensam que o ser humano não temcondições de rejeitar o plano divino. Buscam apoio nas palavras de Paulo(Romanos 9.18) Outros, pensam que mesmo Deus tendo um plano para a vida de todos nós, existe a liberdade de escolha paraaceitar este plano ou rejeitá-lo.Jeremias era contemporâneo dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias(Jeremias 1.3). Exerceu seu ministério entre 626 a 586 a.C. 
Nasceu numa pequena aldeia sacerdotal chamadaAnatote, que distava uns seis quilômetros a nordeste de Micmás e sudeste de Jerusalém. Anatote estava situada na terra de Benjamim, que foi dada aos filhos de Arão.
Era a terra de Abiatar, de quem oprofeta foi descendente Por revelação divina, neste lugar Jeremias comprou um lote que tinha pertencido aos seus antepassados (1º Reis 2.26;Jeremias 1.1; 32.7).
Pela sua linhagem, Jeremias poderia terexercido o ofício levítico,que lhe teria proporcionado prestígio e segurança. Flavio Josefo afirmou que em Israel os sacerdotes eram honrados como se pertencessem à nobreza.A vida de Jeremias é uma damais bem retratada no AntigoTestamento, mais do que a de outros profetas, como Isaías, Ezequiel e Profetas Menores.
A personalidade do profeta
 O nome Jeremias significa Jeová exalta e Jeová derruba,que poderia simbolizar as orações de seus pais a favor da desconsolada nação, como também todas as aspirações do profeta.Jeremias foi considerado o mais introspectivo dos profetas. Sua personalidadeé a mais claramente descrita no Antigo Testamento.
 
 Não é nenhum exagero dizer que para entender o vocábulo profeta é necessário estudar a vida de Jeremias.Ele sempre buscou agradar, em tudo,aquEle que o salvou e o convocou para a peleja. Por causa disso não foi nada popular entre seus contemporâneos, pois exortou Judá a se submeter à denominação do inimigo; mostrou ao povo que o ataque...
tracking img