Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia

A psicologia está interessada em desenvolver,utilizar, verificar e transmitir conhecimento sobre um objeto singular e diverso : a subjetividade – conjunto de aspectos do comportamento, da consciência, dos sentimentos, do pensamento, das emoções, dos sentimentos, do pensamento, das emoções ou da personalidade que se apresenta sempre dinâmico, móvel, em processo.
O objeto da ciênciada psicologia é singular e diverso. É único, como uma impressão digital, singular, e nunca está parada, cristalizada, está sempre em movimento, em transformação. Estamos sempre passando por aquilo que os filósofos gregos (primeiros psicólogos) chamavam de “escultura de si”, ou seja, subjetividade, que é o objeto da psicologia. A Formação é a mudança, a alteração que, cada minuto o ser humano vivenovas experiências que a cada instante altera a sua subjetividade. Ex.: mesmo os irmãos gêmeos são diferentes, e esta mudança esta sempre acontecendo, é a mudança em movimento. Work in progress (trabalho em movimento).

Friederich Niestch a obra “Assim falou Zaratrusta” . a cada momento se abre caminho para o próximo passo. “Não há conquista e nem aprendizado sem dor”.

Frase de NelsonGonçalves: “Jovens, envelheçam!” que em outras palavras quer dizer “suguem o campo de experiência que formam o campo de subjetividade de vocês!” Ele não era “depressivo” e nem “pessimista” como Niestch.

A subjetividade é o nosso modo de ser, síntese individual que cada um de nos vai construindo conforme vamos desenvolvendo e vivenciando as experiências.

Correspondência da analise de compreensão doque é o ser humano. Todos os filósofos partiam do que se chamava de “tabula rasa” que passa por uma formação (conjunto de experiências modulantes) desaguando naquilo que a filosofia chama de “visão de mundo”, ou seja, como a gente reage, como a gente compreende o mundo, que é a subjetividade de cada um. Há uma troca o tempo todo de visão de mundo, com outro conceito aproveitado por Emanuel Kant.Espírito de época é a subjetividade da sociedade. Mudança que, todos os dias luta para construir a subjetividade. Cada um carrega uma visão de mundo, e a sociedade carrega um espírito de época, e tudo isso contribui par a subjetividade de cada um. Isso passa por um processo de formação. Isso parte de uma visão Iluminista, que não é uma infradeterminação, mas passa por alterações coletividade, quedefine a subjetividade de cada um. Os iluministas, e atualmente os neurocientistas, jogam uma ultima “pá de cal” em qualquer conceito de discriminações do ser humano.

“O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam.”(Guimarães Rosa).

Estão: a subjetividade não é uma coisa fixa,mas está em constante desenvolvimento e formação, senão fosse desta forma, poderia ser utilizado o verbo ser, e não o estar, pois que o ser dá uma idéia de coisa fixa, e o estão, uma idéia de algo em constante alteração (formação).

No inicio do século XIX, surgem as doutrinas positivistas (antropologia, sociologia) acreditavam-se que essas ciências libertariam os homens, e jogariam luz em todosos “buracos negros” do homem. Nesse horizonte a psicologia abraça uma alteração que é a chamada psicologia experimental e também chamada de científica.

Vundt acreditava que era possível se alterar a subjetividade humana, para o bem, pela trilha do otimismo, que isso poderia ser implantado no ser humano. Mais tarde, numa veia mais pessimista. Freud chega ao extremo de pensar que é perigoso atémesmo fazer um carinho na criança, e ela te agredir.

2ª parte da aula:

A psicologia filosófica está preocupada com a questão espiritual. Não estamos nos referindo a idéia de espiritualidade a partir do enfoque religioso (alma). Aqui estamos pensando num conceito importante de espírito. Quando um psicólogo alemão fala em espírito, para a psicologia humanista, o espírito é combustível que...
tracking img