Europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01. É um pequeno país alpino no topo dos Pirineus, entre França e Espanha. A agricultura e o turismo são as atividades mais importantes. Os principais cultivos são de tabaco e batatas e a atividade pecuária concentra-se na criação de ovinos e bovinos. O fornecimento de hidreletricidade a regiões vizinhas, bem como a venda de selos e artigos isentos de impostos, é importante fonte de renda.Identifique o país de que se fala.

a) Estado do Vaticano

b) Andorra

c) Escócia

d) Áustria

e) Bulgária



02. Diferencia-se dos demais países nórdicos da Europa por possuir os climas menos rigorosos, por apresentar as melhores condições naturais para a agricultura e também por possuir um relevo predominantemente plano e baixo. Esse país é:

a) Suécia.

b) Finlândia.

c) Noruega.a) Islândia.

e) Dinamarca.



03. Separada do restante da Europa pelos Pirineus, a agricultura é a base de sua economia, embora um de seus países tenha importante setor industrial. É a península:

a) ltálica.

b) Balcânica.

c) Escandinava.

d) Arábica.

e) Ibérica.



04. País peninsular da Europa. Velha potência colonial que não conseguiu uma atividade industrial dedestaque ao longo de sua história. Atualmente enfrenta problemas de decréscimo demográfico e carência de fontes de energia. Suas atividades econômicas são predominantemente rurais com destaque da produção vinícola, tendo na pesca e no turismo duas outras grandes fontes de renda. Trata-se de:

a) Itália

b) Portugal

c) Iugoslávia

c) França

e) Turquia



05. Este país liderou acriação da Comunidade Econômica Européia, é muito rico em recursos naturais e, devido à sua posição geográfica, possui características continentais e oceânicas. Identifique-o.

a) Espanha

b) Portugal

c) Alemanha

d) Holanda

e) França







06. Este país europeu, berço do capitalismo e da Revolução Industrial, manteve sua hegemonia econômica até o início do século XX.Identifique-o.

a) Alemanha.

b) Reino Unido.

c) França.

d) Itália.

e) Suíça.



07. Península da Europa, ao sul da Espanha, situada na entrada do Mar Mediterrâneo. Possui 5,8 quilômetros quadrados e 28 mil habitantes. Trata-se de área de litígio entre Espanha e Inglaterra, que negociam a soberania sobre o local. O texto se refere a:

a) Andorra

b) Gibraltar

c) Luxemburgo

d)Itália

e) Grécia



08. Vegetação que aparece nas altas latitudes com curtos verões, na Europa:

a) estepes.

b) coníferas.

c) tundra.

d) savanas.

e) sahel.



09. É o mais importante rio europeu devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados; Em sua foz esta situado o maior porto europeu, Roterdã (Holanda). Estamos nos referindo ao rio:

a)Tâmisa.

b) Reno.

c) Sena.

d) Danúbio.

e) Tejo.



10. O litoral Europeu, apresenta-se muito recortado e com inúmeras penínsulas. Assinale a que não pertence a Europa.

a) Jutlândia.

b) Ibérica.

c) Itálica.

d) Escandinava.

e) Málaca



12. Os dois países europeus assinalados no mapa possuem características físicas bem diferenciadas; um destaca-se pela presença defiordes no litoral e o outro é considerado o país dos lagos, com aproximadamente 40.000, de origem glacial.

Esses dois países são, respectivamente,

a) Noruega e Suíça.

b) Suécia e Holanda.

c) Finlândia e Holanda.

d) Suíça e Finlândia.

e) Noruega e Finlândia.



13. País situado no noroeste da Europa faz parte de um arquipélago no Oceano Atlântico. O que chama a atenção sobreesse país é o antagonismo religioso que o transformou numa das áreas de permanente tensão na Europa Ocidental.

A informação acima refere-se à/ao

a) Escócia.

b) República da Irlanda.

c) Inglaterra.

d) Irlanda do Norte.

e) País de Gales



07. São verdadeiras as afirmações sobre o atual momento político europeu, EXCETO:

a) a ex-Iuguslávia enfrenta um sério conflito em...
tracking img