Origem da litosfera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA
IPEU

6º ano – Capítulo 3

Origem da Litosfera:

A palavra Litosfera é de origem grega e significa:
* LITHO: rocha ou pedra;
* SPHAÎRA: esfera.

A litosfera é a camada que engloba a terra, ou seja, a parte sólida mais externa do planeta. As rochas mais antigas da litosfera têm aproximadamente 3,8 bilhões de anos e foram encontradas na Groelândia, no extremo norteda Terra.
O Big Bang, essa enorme explosão teria ocorrido há cerca de 14 bilhões de anos, desencadeando não apenas a origem, mas a expansão do Universo em todas as direções.
O que existia antes do Big Bang também é um mistério. Muitos estudiosos apontam que as partículas e os gases espalhados pelo Big Bang formaram toda a matéria que conhecemos, inclusive o Sistema Solar (e, portanto, o PlanetaTerra).

Como sabemos a idade de um fóssil?

A idade de um corpo ou fóssil descoberto em escavações e pesquisas é identificada medindo-se o carbono perdido. Ou seja, quanto menor a quantidade de carbono encontrada no fóssil, mais antigo ele é. Quanto maior a quantidade de carbono encontrada nele, mais recente ele é.

Como se formou a Terra:

No início de sua formação, o Planeta Terra era,muito provavelmente, uma massa incandescente. Desde então, a Terra está se resfriando, se contraindo e se consolidando.

Significado de Incandescente: Em chamas ou em brasa (carvão incandescente).

Todo esse processo ainda ocorre hoje e faz com que os materiais mais leves fiquem na superfície, constituindo a chamada Crosta Terrestre. Já os elementos mais pesados, sobretudo o ferro e oníquel, submergem, formando o núcleo. Entre essas duas camadas, encontra-se o manto terrestre.

Litosfera ou Crosta Terrestre:

Camada Superior. Já se encontra resfriada e sua espessura média é de 25 Km, mas chega a media apenas 5 Km no fundo dos oceanos (crosta oceânica) e até 70 Km nos continentes (crosta continental).

Manto:

Camada Intermediária. Ainda se encontra muito aquecida,registrando temperaturas de até 3.500 ºC. Sua espessura chega a 2.800 km. É formada pelo magma, material constituído por lava e gases.

Núcleo:

Camada Central. É a camada mais quente, com temperaturas que oscilam entre 3.900 ºC e 4.800 ºC. Situa-se entre 3.000 e 6.000 Km de profundidade e sua composição química fez com que fosse também denominado NIFE, uma vez que é formada principalmente por NÍQUELe FERRO.
Com o avanço desses estudos, os pesquisadores perceberam que a Terra não é um único bloco maciço. Pelo contrário, além de apresentar três divisões em camadas (Crosta, Manto e Núcleo), nosso planeta ainda te, várias subdivisões criadas por rachaduras na crosta, chamadas de Placas Tectônicas.
Sismo é o nome que os estudiosos atribuem ao terremoto, uma vibração brusca da superfícieterrestre. Resulta da movimentação das placas rochosas no interior da Terra. Pode ser ocasionado também por grandes deslocamentos de gases existentes no interior do Planeta e por erupções vulcânicas.

A litosfera é um conjunto de placas:

O astrônomo e meteorologista alemão Alfred Lothar Wegener (1880 – 1930), ao observar a grande semelhança existente entre os litorais da América do Sul e daÁfrica, ele elaborou em 1912 a Teoria da Deriva Continental.
Essa teoria, conhecida atualmente como Teoria das Placas Tectônicas, afirma que a litosfera é composta por várias placas tectônicas que se deslocam sobre o manto terrestre. Por essa teoria, pode-se concluir que a atual posição dos continentes não corresponde a sua posição no passado nem corresponderá a sua posição no futuro. Todos oscontinentes já estiveram juntos, formando um supercontinente chamado Pangeia, que era banhado por um único oceano, o Panthalasa.
As massas continentais estão à deriva, ou seja, boiam sobre a camada do planeta denominada manto.

As Placas Tectônicas se movimentam:

Logo abaixo da superfície terrestre, existe um material pastoso e quente chamado de magma. O magma é constituído por rochas...
tracking img