Recnei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo de 0 a 3 anos

A seleção de conteúdos matemáticos é importante na aprendizagem. Deve saber que:
Aprender matemática é um processo contínuo no quais as crianças estabelecem relações nas observações, e ações que fazem, desde cedo no seu ambiente físico e sócio cultural.
A construção de competência matemática pela criança ocorre no desenvolvimento de inúmeras outras naturezas diferentescomo, comunicar-se oralmente, desenhar, ler, escrever, movimentar-se, cantar etc.
Contagem oral, noção de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidadesindividuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.

Orientação didática de 0 a 3 anos

As situações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a especificidade das idéias matemáticas.
As festas, as histórias e principalmente, os jogos e as brincadeiraspermitem a familiarização com elementos espaciais e numéricos, sem imposição.
As situações deveriam ter um caráter múltiplo para que as crianças possam interessar-se fazer relações sobre várias áreas e comunica-las.
As modificações no espaço a construção de diferentes circuitos de obstáculo com cadeiras, mesas, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar-subindo, descendo,passando por dentro, por cima, por baixo.
As brincadeiras de construir torres, pistas para carrinhos e cidades, com blocos de madeira de encaixe, possibilitam representar o espaço numa outra dimensão.
O faz de conta das crianças pode ser enriquecido organizando-se espaços próprios com objetos e brinquedos que contenham números, como telefone, máquina de calcular, relógio, etc.
A situação de festa deaniversário pode constituir-se em momentos ricos de aproximação com a função dos números.O professor pode organizar junto com as crianças um quadro de aniversariantes, contendo a data do aniversário e a idade de cada criança.
As crianças por volta dos dois anos já podem, com ajuda do professor, contar quantos dias faltos para seu aniversário.
Pode-se organizar um painel com pesos e medidas dascrianças para que elas observem suas diferenças.
O folclore brasileiro é fonte riquíssima de cantigas e rimas infantis envolvendo contagem e números, que podem ser utilizadas como forma de aproximação com a matemática oral.

Avaliação de 0 a 3 anos

Toda avaliação feita incide sobre os progressos apresentados pela criança.
As experiências prioritárias nessa faixa etária são os contatos comos números e a exploração do espaço. Para isso, é preciso que as crianças participem de situações nas quais sejam utilizadas as contagens orais, referencias espaciais e temporais.
Criar condições para que as crianças engatinhem, arrastem-se, pulem... Explorando o máximo seus espaços.

Objetivos de 4 a 6 anos

Aprofundar e ampliar o trabalho para a faixa etária de 0 a 3 anos, garantindooportunidades para que sejam capazes de:
Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problemas relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e matemática.
Ter confiançaem suas próprias estratégias e na capacidade para lidar com situações matemáticas nova, utilizando o seu conhecimento prévio.

Conteúdos de 4 a 6 anos

Os conteúdos nessa faixa etária estão organizados em três blocos: “Números e sistemas de numeração”, “Grandezas e medidas” e “Espaço e forma”.
A contagem é realizada de forma diversificada pelas crianças, com um significado que se modifica...
tracking img