Ideologia e o corpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IDEOLOGIA E O CORPO

CULTO AO CORPO

Maria José Kuster Cardoso
Prof.Jean Carlos Morell

Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU
Bacharelado em Enfermagem (ENF23) – Filosofia
06/04/11

RESUMO

O que nos deixa claro nessa pesquisa é que somos escravos de uma sociedade onde uma minoria acaba sendo o modelo ideal, ditando regras para todos que queiram ter as mesmas chances nosdiversos ramos de empregabilidade ou de reconhecimento físico. Mas somos culpados por permitir que o corpo físico seja mais importante do que nossas outras qualidades intelectuais e morais, e que nesse mundo de cobranças, as mulheres voltam a serem alvos frágeis e fáceis de exploração da forma física. No entanto ainda o poder financeiro que deveria ser utilizado para fazer as pessoas felizes esatisfeitas pode causar danos irreparáveis ou custar até mesmo à vida de muitas pessoas que passam por cirurgias arriscadas em busca do corpo e forma perfeita, no entanto de forma técnica o que fica claro é que somente teremos um corpo saudável se tivermos hábitos saudáveis.

Palavras-chave: Corpo e Alma. Mulheres e o Corpo


1 INTRODUÇÂO



Este trabalho visa focar em quanto à sociedade estaobcecada pela forma perfeita do corpo, qual padrão de beleza é esse? Quem determina? E porque determina.
Para pensar a respeito desse assunto desenvolvemos a pesquisa seguindo os princípios de alguns, cultos ao corpo perfeito que vem desde os tempos a.c com filósofos renomados na historia.
A origem do corpo perfeito faz com que muitas pessoas sintam-se discriminadas por si mesmas, quem possui essepadrão de beleza pré-determinado pela sociedade sente-se melhor, as lojas disponibilizam em suas vitrines roupas lindas que só servem em pessoas magérrimas, os veículos de comunicação só mostra modelos lindíssimos com corpos esculturais e assim segue uma lista longa de padrões que atinge uma minoria da massa popular. Essas formas perfeitas que as pessoas devem ter para serem alvos de adoração aser seguido mesmo que para isso cause algumas conseqüências que podem fugir do controle chegando muitas vezes a distúrbios metabólicos, que em alguns casos chegou à morte de certas modelos.

2 O CORPO E ALMA


Para Aranha e Martins, em seu livro Filosofando, Introdução à Filosofia o corpo e a alma estão divididos o corpo (material) e a alma (espiritual e consciente). O amor sensível deve estarsubordinado ao amor intelectual. Platão demonstra que, na juventude, predomina a admiração pela beleza física; mas o verdadeiro discípulo de Eros amadurece com o tempo ao descobrir que a beleza da alma é mais preciosa que a do corpo.

O que eu consigo entender dessa citação é que devemos viver em harmonia corpo e mente, porém esse corpo visível vai tendo com o tempo seu valor lapidado, porqueo que é verdadeiro é a alma beleza invisível, mas só o tempo ensina esse valor.

Quando por necessidade natural ou expiação de culpa a alma se une ao corpo e ela se degrada, pois se torna prisioneira dele. A alma humana passa então a se compor de duas partes, uma superior e outra inferior. Esta ultima é irracional e se acha dividida em duas partes: irascível, impulsiva, localizada no peito, e aconcupiscível, localizada no ventre e voltada para os desejos de bens materiais e apetite sexual. (ARANHA; MARTINS, 1999, p.311).

Já para Goldenberg (2000):

A forma física constitui item fundamental de interação social, existindo rigorosas normas estéticas nas quais os indivíduos tentam, ininterruptamente, enquadrar seus corpos. O padrão corporal constituído dessas normas consiste emressaltar determinados tecidos corporais, desenvolvendo músculos e enrijecendo-as [...] A imagem de força, beleza e juventude se torna sinônimo de saúde, ou melhor, a saúde está subsumida à estética, o que significa que não estar “em forma” é estar sem saúde. (GOLDENBERG, 2000, P.63,64).


O diálogo desses dois autores nos mostra que a visão deles é bastante distinta, no entanto o corpo tem...
tracking img