Organograms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÃO
Caro aluno,
Você deverá elaborar um trabalho escrito sobre o tema organograma com acompanhamento de figuras de todos os tipos de organogramas listados. Deverá fazer uma analise sobre os diversos tipos de organogramas existentes: clássico, vertical, horizontal, diagonal, setorial, linear entre outros.

Organograma

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de umaorganização.

Credita-se a criação dos primeiros organogramas ao norte-americano Daniel C. McCallum, administrador de ferrovias, no ano de 1856.[1]

Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.

Os órgãos são unidades administrativas com funções bem definidas. Exemplos de órgãos: Tesouraria, Departamentode Compras, Portaria, Biblioteca, Setor de Produção, Gerência Administrativa, Diretoria Técnica, Secretaria, etc. Os órgãos possuem um responsável, cujo cargo pode ser chefe, supervisor, gerente, coordenador, diretor, secretário, governador, presidente, etc. Normalmente tem colaboradores (funcionários) e espaço físico definido.

Num organograma, os órgãos são dispostos em níveis que representam ahierarquia existente entre eles.

Na intenção de tornar as estruturas organizacionais transparentes, as empresas investem e focam, cada vez mais, em uma ferramenta estrutural denominada organograma. Esta estrutura é a representação gráfica da empresa, funciona como a planta da corporação.
O objetivo do organograma é ilustrar, de forma clara, cada departamento da empresa e seus colaboradores emquestão, com intuito de esclarecer dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.
O ponto positivo é garantir a agilidade da percepção das áreas de negócios, ou seja, entender quem é o responsável e quais departamentos podem crescer e para onde os colaboradores podem almejar uma evolução.


Vantagens de um Organograma


Uma vantagem é que os empregados e outras pessoas podem contar com umquadro que mostra como a organização está estruturada. No organograma aparecem os administradores, os subordinados e as responsabilidades. Além disso, se é preciso alguém para cuidar de um problema específico, o organograma mostra onde está pessoa pode ser encontrada. Por fim, o processo de construção do organograma permite que os administradores identifiquem exatamente os defeitos de organização– como fontes potenciais de conflito ou áreas onde esteja havendo duplicação desnecessária de trabalho.


Desvantagens de um Organograma


Uma grande desvantagem dos organogramas é que há muitas coisas que eles obscurecem ou não mostram. Por exemplo, eles não mostram quem tem mais responsabilidade e autoridade em cada nível administrativo. Tampouco indicam as relações informais da organizaçãoe os canais de comunicação, sem os quais a organização não poderia funcionar eficientemente. Além do mais, as pessoas muitas vezes veem nos organogramas coisas que eles não pretendem mostrar. Por exemplo, os empregados podem inferir a existência de status e poder com base na distância do retângulo do principal executivo. Estas desvantagens podem ser reduzidas ao mínimo se os organogramas foremusados só para os fins a que se destinam – revelar o arcabouço básico da organização.

Tipos de Organogramas

Clássicos – O organograma clássico também é chamado de vertical. É o mais comum tipo de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles.


Organograma Vertical

Organograma vertical é aquelaestrutura empresarial baseada em uma hierarquia muito grande, com vários diretores, gerentes e subgerentes... É a história de se ter muito cacique para pouco índio.

Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade.


Organograma Horizontal


Também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada...
tracking img