Breve resumo a respeito das grandes navegações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É fato que, de vez em quando, pesquisamos algo de verdadeiramente útil na internet, então para aqueles que, assim como eu, se encontram na tentativa quase insana de ganhar dinheiro depois de estudar História, disponibilizo um resumo sobre a Unificação de Portugal as Grandes Navegações que escrevi há um tempo. Caso encontrem alguma inconsistência ou erro não se façam rogados e me iluminem com seuconhecimento(só nõ se esqueçam de que se trata de mero resumo).

Unificação e Navegações.

Em meio à guerra pela reconquista, o rei de Leão e Castela, D. Afonso VI, entrega, por mérito em combate, o Condado Portucalense à D. Henrique de Borgonha, juntamente com a mão de sua filha, Teresa de Leão, tendo feito, ao longo dos anos, o possível para dar ao condado portucalense toda autonomia queeste pudesse ter.

Em 1128, após várias escaramuças contra Da. Teresa de Leão, o jovem Afonso Henriques, tendo armado a si próprio cavaleiro, toma o Condado Portucalense e o converte em Reino, se tornando, assim, o primeiro rei de Portugal, em 1139, bem como do primeiro estado europeu plenamente unificado.

O novo reino era situado próximo à comunicação do Mar Mediterrâneo com o Oceano Atlântico,o que tornava este país em um importante entreposto comercial na rota marítima entre Flandres - burgo em franca ascendência em termos de importância econômica – e a Europa Central, mais especificamente para Gênova e Veneza. Tão privilegiada posição teria vital papel no desenvolvimento da tecnologia náutica lusitana, tanto em termos econômicos, quanto à assimilação deste tipo de conhecimento.Mas Flandres também era alvo de disputa entre França e Inglaterra, o que levaria a outra: a corrida por estabelecer zonas de influência. Então, com a bipolarização, Castela escolheu o estreitar relações com a França para ter maior poder e, desta feita, levar a cbo o antigo desejo de reanexar Portugal, direcionando os portugueses a firmar aliança com a Inglaterra. Essa trama seria responsável,ainda, por deixar Portugal um tanto mais livre para realizar suas navegações sendo que, apesar da aliança, tinha grau de relevância reduzido para aquelas grandes potências que se ocupavam, naquele momento, de rusgas entre si bem como com altercações internas, o que não acontecia na porção lusitana da Andaluzia.

Em 1386, as pelejas em torno destes objetivos antagônicos, culminaram na Batalha deAlbujarrota, vencida por Portugal. O resultado dessa guerra foi acompanhado por um grande fortalecimento da burguesia e, em conseqüência, de seus interesses o que já havia tido início em 1383, com a revolta da burguesia que pôs em prática a política do Mestre de Avis que visava a centralização do poder monárquico, fato levou ao reagrupamento dos burgueses, nobres e os ascendentes burocratas em torno dacoroa, fortalecendo-a, o que levou Castela a se conter e celebrar a paz em 1411.

Agora, livre de conflitos internos e externos dignos de nota, um estado unificado, uma forte burguesia e aparato burocrático em expansão, o infante D. Henrique se fixa em Sagres onde(deixando de lado discussões a respeito da existência ou localização) teria fundado a Escola de Sagres, instituição que visariaaperfeiçoar(astrolábio, quadrante,a engenhria náutica que daria origem à caravela) e criar novas tecnologias de “marear”.

Alvissareiras incursões já haviam se aventurado pela costa da África, contudo o maior marco ocorreu em 1434, quando Gil Eanes contornou o Cabo do Bojador, lugar de onde se acreditava impossível voltar, pois ali existiriam monstros e, além, o fim do mundo, o grande abismo, o quedá início, também ao declínio do argumento de autoridade, deveras vigoroso até então e posto em cheque principalmente por obra de notáveis humanistas lusos como Duarte Pacheco Pereira, Diogo Gomes e Dom João de Castro, era a derrocada da Geografia de Ptolomeu.

Como Ceuta já havia sido tomada em 1415, Portugal nutria desejo de avançar sobre o Tânger com ganas de consolidar sua hegemonia sobre...
tracking img