Projeto parque ambiental sambaiatuba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia em Gestão Ambiental

Aline Moreira Nayara Cúrcio
Taynara Pereira Vanessa Oliveira

Projeto Parque Ambiental Sambaiatuba

Barbacena
Janeiro/2013

Introdução

O desenvolvimento econômico, o crescimento populacional, a urbanização e a revolução tecnológica vêm sendo acompanhados por alterações no estilo de vida e nos modos de produção e consumo da população. Como decorrênciadesses processos, ocorre um aumento na produção de resíduos sólidos, tanto em quantidade como em diversidade. Além do acréscimo na quantidade, os resíduos produzidos atualmente passaram a abrigar em sua composição elementos sintéticos e perigosos aos ecossistemas e à saúde humana.
Boa parte dos resíduos produzidos não possui destinação sanitária e ambientalmente adequada. Embora tenha havidoprogresso nos últimos vinte anos, os resíduos ainda são depositados em vazadouros a céu aberto, os chamados lixões, em mais da metade dos municípios brasileiros. Nesse contexto, busca-se contribuir para a reflexão sobre o impacto da gestão adequada dos resíduos sólidos no meio ambiente, bem como discutir caminhos para o enfrentamento dessa questão, privilegiando ao mesmo tempo a inclusão social.Parque Ambiental Sambaiatuba

Em abril de 2002 foi desativado o antigo depósito municipal de resíduos sólidos, conhecido popularmente como “Lixão do Sambaiatuba”, dando lugar ao Parque Ambiental Sambaiatuba.
O lixão do Sambaiatuba (Vazadouro do Sambaiatuba) operou por mais de 30 anos recebendo resíduos de diferentes fontes. Por tratar-se de área de manguezal a existência do vazadouro agravavaainda mais os problemas ambientais devido à importância desse ecossistema e à proximidade com o lençol freático. Localizava-se em uma área de 47.268,22 m² ou 4,7 hectares, com um perímetro de aproximadamente 1.125 metros e altura de 17 metros.
A desativação do antigo lixão representou um grande desafio para o Município durante décadas. Uma das primeiras ações realizadas foi a retirada das crianças,cadastrando suas famílias e encaminhando-as para creches, escolas e para Centros de Convivência. A Prefeitura Municipal de São Vicente, por meio da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), promoveu várias ações desde o ano de 1997 que culminaram na desativação do lixão em 01 de abril de 2002 e a transformação do local em um parque denominado Parque Ambiental Sambaiatuba. 
Tomadasas medidas de segurança e plano para recuperação da área, o que antes era desolação e tristeza, aos poucos se transformava em uma atraente área de lazer, onde foram construídos: jardins, viveiros de mudas para plantio nas praças da cidade, um projeto de reposição das espécies de mangue degradadas, quadras de esportes, área de parque para crianças, Escola de Educação Ambiental para atendimento dacomunidade, horta comunitária e uma incubadora de projetos para assistir aos antigos catadores, que sobreviviam anteriormente da coleta de materiais recicláveis no lixão já extinto.
Para que as mudanças estruturais e a recuperação ambiental do local fossem estabelecidas alterando definitivamente o aspecto e a funcionalidade do extinto vazadouro, foram implementadas pela Codesavi as seguintes açõese instalados o equipamentos:
* Destinação final dos resíduos sólidos: No antigo lixão foi criada provisoriamente uma estação de transbordo. O lixo coletado na cidade, ao chegar fica à disposição para ser reciclado por 2 a 3 horas, quando são carregados em carretas para o Aterro Sanitário Lara, no Município de Mauá, Estado de São Paulo.
* Movimentação e conformação da massa de lixo: Temcomo objetivo a regularização do material disposto, de acordo com a especificação do projeto evitando deslizes da massa de lixo. 
* Cobertura final: Recobertura dos resíduos sólidos domiciliares, lá depositados, espalhados e compactados com material arenoso. Para cobertura dos resíduos no Sambaiatuba foi utilizado material de fundação das obras da cidade e uma parcela proveniente da praia do...
tracking img