Oque mudou no novo acordo ortografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A primeira unidade de estudos – Linguagem e Comunicação – apresenta conteúdo teórico desenvolvido para atender aos seguintes objetivos de aprendizagem:
 identificar os conceitos básicos da comunicação verbal escrita: linguagem verbal; língua; tipos e níveis de linguagem; modalidade oral e escrita; variedade padrão e não padrão;
 utilizar a língua como instrumento de comunicaçãonas práticas sociais da vida de estudos e profissional com eficiência.
Em primeiro lugar, é necessário realizar a leitura de todo o conteúdo que fundamenta teoricamente os temas para estudo. Em seguida, elaborar as atividades de aproveitamento e aprofundamento: na atividade de sistematização – AS, com autocorreção e na de produção textual na atividade de aprofundamento – AP, para avaliação datutoria, durante o período de vigência da unidade de acordo com o calendário do curso.
Para esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo informacional bem como a respeito da elaboração das atividades práticas, é importante acessar os locais de publicação que contêm as orientações específicas sobre as propostas e práticas a serem realizadas. Para falar com a tutoria, entre em contato, via Mensagens ouFórum de Dúvidas, no ambiente de aprendizagem.
Material Teórico
Nossa língua é o nosso melhor retrato.
A linguagem humana é o que nos distingue como ser, que pensa e que se comunica. Inseparável do homem, ela está presente em todos os nossos atos. É o instrumento graças ao qual modelamos o pensamento, os sentimentos, as emoções, a nossa vontade, os nossos atos, com ela influenciamos e somosinfluenciados, educamos e somos educados, transformamo-nos e vivemos em sociedade.
A linguagem é a base mais profunda da sociedade humana. Ela existe como meio de comunicação enquanto transmitida. A linguagem verbal representa, organiza e transmite o nosso pensamento, é, portanto, elemento fundamental para a comunicação, garantindo a todos nós, pelo processo de interação, o contato com o “outro”.Segundo Bechara (2001), “entende-se por linguagem qualquer sistema de signos simbólicos empregados na intercomunicação social para expressar e comunicar ideias e sentimentos, isto é, os conteúdos da consciência”. Nesse sentido, a linguagem verbal, ou seja, a nossa língua possibilita a representação, a significação e a comunicação do pensamento humano nas práticas interativas entre os sujeitos nasrelações diárias da vida em comunidade.
Ao desenvolvermos a linguagem verbal por meio de formas específicas do sistema de “signos linguísticos” (palavra falada ou escrita), organizados em código (regras de funcionamento) nos “atos linguísticos”, denomina-se, tradicionalmente, como línguas, utilizadas pelo homem na elaboração dos enunciados e dos textos verbais (orais e escritos) para produção dos atosde comunicação.
A língua portuguesa é o meio de expressão da cultura de todos os falantes que pertencem à chamada comunidade lusófona, ou seja, aqueles que usam o idioma para se expressar e se comunicar cotidianamente. Contudo, cada um de nós emprega a língua de forma única, pois ao articularmos os elementos para manifestar uma expressão no ato comunicativo da fala, o fazemos de modo particulare próprio. No emprego da língua, há, em todos os idiomas, diferenças geográficas (falares locais e variações regionais) e socioculturais (nível culto, língua padrão, nível popular) e modalidades discursivas (língua falada, escrita, literária, formal, informal) que conferem peculiaridades e marcas de expressão próprias dos sujeitos usuários.
Quando falamos ou produzimos textos, selecionamos ecombinamos palavras, frases ou orações, apropriadas para formular uma mensagem que provoque uma resposta no interlocutor (ouvinte ou leitor). Por outro lado, o interlocutor compreende, interpreta e responde com postura ativa àquele enunciado, internamente por meio de seus pensamentos, ou, externamente, por meio de um novo enunciado oral ou escrito.
Todo esse processo se dá pela interação social,...
tracking img