Empresa oriental e ocidental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresa Oriental e Ocidental

O modo de pensar dos orientais e dos ocidentais não resulta apenas em culturas diferentes, ele muda a maneira de ver o mundo em geral. Como a filosofia ocidentalcondiciona o indivíduo a ser independente, ele tende a focar em objetos centrais. Já os orientais, que pregam a interdependência, costumam enxergar a cena como um todo. Portanto, é possível afirmar que osocidentais enxergam menos, mas com mais detalhes, e que os orientais têm uma visão mais ampla.
Cultura é derivada da ideia de cultivo, do processo de lavrar e de desenvolver a terra, a palavracultura refere-se basicamente ao padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais cotidianos, sendo também habitualmente usada para fazerreferência ao grau de refinamento existente em tais sistemas de crenças e práticas. Ambos os usos vêm a transmitir a ideia de que diferentes sociedades manifestam diferentes níveis e padrões dedesenvolvimento social, sendo que nos dias de hoje, de um modo mais genérico, tende o termo a significar que diferentes grupos de pessoas podem possuir diferentes estilos de vida.
Ao tentar definir a culturaorganizacional da Microsoft, seu vice-presidente de recursos humanos e administração afirmou: “Se essa empresa fosse um carro, não teria um espelho retrovisor”. Em vez de prender-se às realizaçõespassadas, a cultura organizacional da Microsoft está voltada para o futuro e é empreendedora. O ambiente de trabalho ali lembra o Campus de uma Universidade, uma vez que seus funcionários vestem-se demaneira descontraída, tratam-se pelo primeiro nome e se sentem à vontade para falar o que pensam. Mas na verdade, a Microsoft não é tão liberal como os shorts, sandálias e os primeiros nomes sugerem. Todostrabalham arduamente na obtenção de novos produtos e cada um é reavaliado a cada seis meses para a determinação de aumentos salariais ou bônus.
Entre Portugal e a China, por exemplo, existem...
tracking img