Aspectos Positivos e negativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Volnyr Santos (primeira parte) - Senhoras esenhores, coube-me falar sobre "Empréstimos Língüísticos: Tradição e aAtualidade". O trabalho que vou apresentar em relação aos empréstimoslingüísticos tem uma história que antecede a questão que hoje estásendo discutida. Em Porto Alegre, na Pontifícia Universidade Católicado Rio Grande do Sul, na disciplina Língua Portuguesa, já há algunsanos, temos umprojeto a respeito de ortografia, inclusive ao problemada mudança ortográfica referido hoje pela manhã e, num plano muito maisamplo, à questão dos estrangeirismos.
Um grupo de trabalho composto de dez professores está organizando apublicação de um dicionário de língua portuguesa em que a questão maisimportante seja como lidar com as palavras estrangeiras na sua formaoriginal. Esse trabalho temum objetivo muito claro: o de considerar —essa é uma postura que eu assumo pessoalmente — os estrangeirismos algoabsolutamente natural na nossa língua como em qualquer outra. Portanto,o problema não é apenas o de que eles estejam invadindo nosso idioma,de que seja preciso brigar com eles e criar uma cruzada contraestrangeirismos. Somos absolutamente contrários a essa postura. Aocontrário dessaidéia, precisamos aceitar os estrangeirismos como algoabsolutamente normal sob a perspectiva da língua. É nesse sentido queestamos trabalhando.
O que eu vou apresentar é de certo modo uma síntese do trabalho quefizemos e das questões teóricas que envolvem o problema da língua comrelação aos estrangeirismos. Daí o título: Tradição e Atualidade. Voutentar recompor historicamente como se deu o processode tratamento daspalavras estrangeiras ou, se quiserem, dos empréstimos lingüísticos,finalizando com uma proposta que, de certo modo, no entendimento dessegrupo de trabalho a que me referi resolveria, se não integralmente,pelo menos parcialmente a questão.
A imagem que estou apresentando, de um pizzaiolo original, tem comopano de fundo uma visão brasileira, representada pelo ideal domodernismo,no início do século. Trata-se de um quadro da TarsilaAmaral que, de certo modo, representa na história da língua o início daquestão das palavras estrangeiras no português. Na literaturamodernista vamos verificar que grande número de autores começa aregistrar nas suas obras termos estrangeiros, mesmo considerando queaquela época era profundamente nacionalista. Observem que essepizzaiolo tem umaconfiguração física entre o negro e o índio; portauma pizza em que falta justamente o pedaço representado pela América doSul, onde possivelmente estaria o Brasil, e essa pizza está sendoentregue por um sistema que conhecemos, o delivery. Ao final daexposição vou retomar esse quadro tentando recompor a imagem de umaforma um pouquinho diferente.
Língua portuguesa: Mil anos de história e quinhentosanos de colonização refletidos na língua
Admite-se que a língua portuguesa já era um idioma estruturado nasegunda metade do século XII. Falada, hoje, por aproximadamenteduzentos milhões de pessoas, é, segundo estatísticas nem semprecoincidentes, a sétima do mundo em número de usuários, ultrapassadaapenas pelo chinês, o inglês, o espanhol, o hindi, o russo e o árabe.Desde o mais remoto textoliterário conhecido, A cantiga da Ribeirinha,do trovador Paio Soares de Taveirós, produzido no provável ano de 1198,até os dias atuais, quando José Saramago escreve A história do cerco deLisboa, o idioma português se caracteriza como uma língua de culturacapaz de expressar, não só a ingenuidade do lirismo medieval, mastambém as conquistas, as frustrações e as expectativas de um mundo quese torna cada vezmais complexo.
Originada do latim vulgar, a língua portuguesa evolui: do século XIIao século XVI, considerado o período arcaico, se dá sua fixaçãoenquanto idioma que representa uma nova realidade independente; apartir do século XVI, época das grandes transformações sociais,políticas, econômicas e culturais em Portugal constitui-se o períodomoderno. Com a expansão ultramarina portuguesa, essa...
tracking img