Optica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FONTES DE LUZ
Fonte de luz é todo corpo capaz de emitir luz, ou seja, todo corpo visível. Aos corpos que emitem luz própria damos o nome de fonte primária ou corpos luminosos, aos corpos que emitem ou difundem luz de uma fonte primária damos o nome de fonte secundária ou corpos iluminados.
Além do sol que é uma fonte natural de energia e essencial para a vida na terra, utilizamos outrasfontes de luz e calor, como fogo, lampião, a vela de parafina, lâmpadas, lasers. A iluminação que dispomos hoje, é garantida através de fontes de luz natural (luz do dia- sol) ou luz artificial (lâmpadas e reflectores)
• Fontes primárias ou corpos luminosos: O Sol, as estrelas, uma lâmpada acesa, etc.
• Fontes secundárias ou corpos iluminados: a Lua, o livro, sua roupa, uma caneta, uma parede, etc.As fontes de luzes podem ser extensas (grandes), puntiformes (pequenas em forma de ponto). A estrela, por exemplo, quando vista da terra é uma fonte primária puntiforme embora apresente um tamanho real muito grande. A fontes que emitem luz por aquecimento denominam-se incandescentes como o sol e as fontes não incandescentes como é o caso dos corpos fosforescentes (placas de sinalização), e dovaga lume que emitem luz abaixo da temperatura. Essas ainda podem ser classificadas com o número de freqüências das radiações emitidas. É dita monocromática quando emite uma única cor e freqüência (luz do laser) e policromática composta por uma mistura de freqüência como a luz do sol.
LUZ E VISÃO

Podemos enxergar os objetos devido ao fato do olho humano possuir células sensíveis à luz e océrebro decodificar as informações recebidas por estas células.
Por essa razão uma pessoa mesmo dormindo é capaz de sentir a luz quando alguém abre a janela pela manhã. Nós enxergamos os objetos que refletem luz e os objetos que emitem luz própria. A visão parece ser um dos sentidos mais importantes para o ser humano.
Óptica é a área da Física que estuda os fenômenos relacionados com o comportamentoda Luz. Os físicos definem a luz como uma faixa do espectro de radiação eletromagnética que se estende desde os raios X até as microondas, e inclusive a energia radiante que produz a sensação de visão. Portanto a Luz é um tipo de onda: onda eletromagnética.
NATUREZA DA LUZ
Na Antiguidade alguns filósofos gregos acreditavam que a luz era formada por pequenas partículas, as quais se propagavam emlinha reta e com alta velocidade. Essas idéias permaneceram imutáveis por muito tempo até que, por volta do ano de 1500, Leonardo da Vinci percebeu a semelhança entre a reflexão da luz e o fenômeno do eco e levantou a hipótese de que a luz era um movimento ondulatório. Na busca pela definição sobre a natureza da luz surgiram, no século XVII, duas correntes de pensamento científico: a teoriacorpuscular da luz, que era defendida por Newton; e o modelo ondulatório da luz, que era defendido por Christian Huyghens. Segundo Isaac, a luz era formada por partículas; já Huyghens defendia a hipótese de que a luz era uma onda. Essas duas correntes provocaram intensas polêmicas entre os cientistas da época, fato esse que marcou a história da física. No entanto, o conhecimento sobre a verdadeiranatureza da luz só foi descoberto no século XIX, após a morte dos defensores dessas teorias.

Modelo corpuscular da luz
Newton tentou justificar sua teoria afirmando que a luz se comportava como pequenas esferas, as quais colidiam elasticamente com uma superfície lisa, sendo refletida de modo que o ângulo de incidência fosse igual ao ângulo de refração. Assim, segundo o fenômeno da reflexão, Newtonconsiderava a luz como sendo constituída por um conjunto de partículas que se refletem elasticamente sobre uma superfície.

Modelo ondulatório
O modelo ondulatório proposto e defendido por Huyghens dizia que a luz era uma onda e ela explicava de forma significativa a reflexão e a refração da luz. Como sabemos, qualquer onda se reflete e refrata de acordo com as leis da reflexão e da...
tracking img