Psicologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Academico: Harleson dos Santos Administração – 1° Fase Psicologia

Resumo texto 1 – Psicologia Científica

A psicolgia formou – se ao longo de um processo histórico, já naGrácia antiga estudavasse a cerca do homem e sua constituição como ser pensante. Passaram séculos e a psicolgia se tornou uma ciência a partir da modernidade, onde o homem foi responsabilizado pelaprodução do conhecimento por meio do método.
Com isso surgiu o movimento do positivismo, cujo movimento autoriza e legitima o conhecimento como científico a partir da segunda metade do séculoXIX, surgindo o primeiro laboratório de psicolgia fundado por Wilhelm Wundt. A psicologia surgiu de varios movimentos, sendo como principais a filosofia e a fisiologia que serviram de matrizes para opensamento, métodos e abordagens teóricas da psicologia no século XX. A partir deste contesto surgiram varios pensadores, um dos principais Renê Descartes, impulsionou o processo de conhecimento dapsicologia, para ele o dualismo cartesiano entendiasse da seguinte maneira: mente e corpo têm essências diferentes, funcionamentos diferentes e se interagem mutuamente. Estudando a dualidade do corpo emente, Descartes direcionou suas pesquisas para os fenômenos corporais e e para os fenômenos mentais, como a psicologia.
Outro grande mentor foi Heibreder, que desviou a idéia de alma edirecionou os estudos para a mente. A psicolgia para Descartes tem dois caminhos para o conhecimento: o primeiro através da mente e seus processos; o segundo através do corpo em seus movimentos. Surgeentão duas teorias da piscologia para a concepção do homem, o inativismo que entende que o individuo se forma com as coisas que nasce, como a hereditariedade, e a outra teoria é o ambientalismo, onde oindividuo nasce e se forma através do ambiente ao seu redor.
Surge então criticas sobre o pensamento cartesiano, John Locke afirma que o conhecimento é produto da apreensão sensorial. Para...
tracking img