Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS – DELL
DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
DOCENTE: MARCELLE TEIXEIRA

RESUMOTrabalho apresentado à Professora Marcelle Teixeira como avaliação parcial da III Unidade da disciplina Português Instrumental do I semestre letivo do ano de 2011 da UESB pela discenteJéssica Queiroz da Silva , matriculada no 1º semestre do curso de Economia.

Vitória da Conquista
Agosto/2011
Resumo do texto “Cultura da Paz” do autor Leonardo Boff, por Jéssica Queirozda Silva.

Referência Bibliográfica:
BOFF, Leonardo. A cultura da Paz. Artigo disponível no site http://www.leonardoboff.com/. Último acesso em 29/08/2011. Originalmente publicadono Jornal do Brasil em 08 de fevereiro de 2002, p.9.

O texto “Cultura de Paz”, escrito por Leonardo Boff, trata sobre a cultura estruturada ao redor da vontade de dominação danatureza e descreve alguns exemplos desde o passado até os dias de hoje. Desde os primórdios, criou-se uma cultura na qual veio à tona uma relação da mesma com a violência e guerra, tendo comoexemplo os meios de comunicação simbolizados pelo filme “Exterminador do Futuro”. Em seguida, Boff argumenta que por detrás da violência funcionam poderosas estruturas: a estrutura combase no processo cosmogênico, a estrutura com base na dominação do homem sobre a mulher e a estrutura com base no processo do capitalismo (ou seja, sua lógica é a competição e não acooperação). Ele afirma que a cultura da violência é imperativa, porque o potencial destrutivo já montado pode ameaçar toda a biosfera e impossibilitar a continuidade do projeto humano. O autorconclui o texto dizendo que a cultura da paz começa quando se cultiva a memória e o exemplo de figuras que representam o cuidado e a vivência da dimensão de generosidade que nos habita.
tracking img