Onicomicose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ONICOMICOSE

Trabalho de podologia

ONICOMICOSE

Trabalho apresentado curso de Podologia.

Aluno:



SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO......................................................................................................................................04ONICOMICOSE....................................................................................................................................05

FOTOS.................................................................................................................................................08

CONCLUSÃO........................................................................................................................................12REFERÊNCIAS.......................................................................................................................................13

INTRODUÇÃO

A Onicomicose é uma infecção fúngica da placa ungueal geralmente causada por espécies de Epidermophyton, Microsporum ou Trichophyton, que produz unhas opacas, esbranquiçadas, espessadas, friáveis e frágeis. O que podemos fazer neste caso é orientar as pessoas para uma melhor qualidade de vida;onde orientaremos sobre conjunto de tratamentos e orientações alternativas para o seu dia-dia de um melhor conforto e saúde das lâminas ungueais e dos pés.

ONICOMICOSE

A onicomicose se localiza pela presença de fungos nas lâminas ungueais. Pode atingir a lâmina por inteira sendo mais frequente na parte distal, mas pode atingir até mesmo totalmente á lâmina ungueal.
Podemos destacar com maiorfrequência os fungos: RUBRUM (trichopyton), ASPERGILUS (trichopyton), CANDIDA ALBICANS.
A falta de higiene proporciona á infecção, má circulação, desgaste ungueal por atrito dorsal das lâminas, patologias sistémicas.
Sua maior frequência de fungos é encontrada nas pessoas idosas e praticantes de esportes devido o atrito e o trauma constante, faz com que ocasione a onicomicose; mas com adiminuição do atrito e do impacto nos pés as lâminas se recuperam.
A onicomicose se apresenta com maior frequência nas laminas ungueais dos pés devido a âmbito propicio que é a queratina, pele, calor e umidade por longos períodos, meias calçados fechados.
Os fungos não atinge a matriz que é fornecedora do seu alimento principal que é a queratina mesmo a lamina com fungo ela continua produzindo aqueratina.
A lâmina ungueal não dói porque não tem vascularização ou inervação a placa de queratina é morta. Mas apresenta um desconforto igual ao espessamento ungueal com pressão do calçado sobre a lâmina diminui o fluxo sanguíneo dando a sensação de formigamento, prurido dor nas laterais ungueais e o leito ungueal.
Podemos destacar em graus de nível da onicomicose:
Grau I-onicomicosesuperficial;
Grau II-onicomicose distal ocorre na região distal medial, distal central , distal lateral.
Grau III-onicomicose atinge regiões distais mais na região medial mediana, central mediana lateral mediana, totais ou parciais.

Grau IV-onicomicose localizada na região distal medial, medial mediana, proximal medial ou distal central, mediana central, central proximal ao distal lateral, medianalateral, é considerado com este grau grave quando a região proximal atinge o eponíquio.
Grau V-onicomicose universal são aquelas atingem toda lâmina ungueal.
Podemos dizer que 20% da população já teve ou vai ter onicomicose sendo que está acomete as pessoas entre 40 anos e 60anos ,as mulheres são as mais atingidas por usarem calçados abertos , manicure e pedicuro, sendo quase impossível criançaadquiri onicomicose devido o crescimento rápido das laminas ungueais.
O QUE SE SENTE?
O acometimento da lamina por dermatófito pode ser subungueal distal, extremidade ou na lateral, subungueal proximal ( em relação ao corpo próximo da lamina).O inicio mais frequente é na borda distal da lamina que se torna oca com detrito córneos sob a placa ungueal. O aspecto é similar na porção subungueal...
tracking img