Caso barilla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Nesse estudo de caso, a empresa Barilla Spa apresenta uma variabilidade da demanda e do esgotamento e excesso de estoque.

Esse problema é consequência dos seguintes fatores:

- da baixaprevisão da demanda;

- da grande quantidade de promoções realizadas, estas com calendário previamente definido e conhecidos por todos integrantes da cadeia de distribuição. O produto a serpromovido já era conhecido, portanto, a regularidade das promoções não era conveniente.

- a empresa possui a falta de uma ferramenta (comunicação on line) para se apurar a demanda existente, os pedidoseram realizados pelos distribuidores de maneira aleatória, há a necessidade da empresa em saber o que precisar produzir e no momento certo;

- os integrantes da cadeia de produção e de distribuiçãodevem ter o conhecimento que dependem uns dos outros, não podem desenvolver suas atividades de forma individual;

- há a necessidade de dividir o “ganho” com o cliente, aumentando assim a fidelidadedeste;

- a política de vendas da empresa era inadequado.

Brando Vitalli, que era visto como um visionário, vislumbrou uma abordagem que mudaria completamente a maneira pela qual a empresagerenciava a entrega de produtos.

Em vez de enviar produtos para os distribuidores de acordo com seus processos internos de planejamento, a empresa acompanharia seus dados de remessa para os varejistas eenviaria somente o necessário para o estabelecimento, reduzindo os custos de distribuição e os níveis de estoques.

Esse método tomou o nome de DJIT que deveria ser considerado como uma ferramentade vendas e não uma ameaça.

O DJIT nada mais é que o VMI – Vendor Managed Inventory, que consiste num sistema de parceria em que o fornecedor repõe os estoques do cliente, com base em informaçõesde estoque.

No processo de tentar implantar o DJIT, a Barilla enfrentou barreiras internas como:

- resistência do departamento de vendas e de marketing da empresa;

- o medo do desemprego por...
tracking img