Onicomicose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, éo "alimento" dos fungos. As onicomicoses constituem manifestações muito frequentes na prática dermatológica. Elas são caracterizadas pelo crescimento de fungos nas unhas e dobras periunguiais (ao redor de uma unha.), sendo a lâmina atacada principalmente por dermatófitos e eventualmente pela Candida albicans. A infecção crônica das unhas das mãos e pés é também denominada tinea unguium.Sintomatologia

Existem várias formas de manifestação das onicomicoses. Exemplos:
• Descolamento da borda livre: A unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Pode haver acumulação de material sob a unha. É a forma mais frequente.
• Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode ser acompanhada de dor e levar aoaspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
• Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha.
• Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e ficando deformada.
• Paroníquia ("unheiro"): o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.
• Paroníquia("unheiro"): o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.

















Tipos existentes e as suas características

• Onicomicose tricofítica:
O fungo compromete uma ou mais unhas, muito raramente todas; as dos pés são mais frequentemente afetadas. Ainfecção é rara na infância e mais comum em adultos.
A oníquia (inflamação da matriz ungueal) tricofítica é indolor, seca, não se acompanha de paroníquia ( inflamação supurada na margem da unha) e inicia-se pela borda livre ou lateral da lâmina unguial, o que permite diferenciá-la das onicomicoses por leveduras e piogênicas, que começam pelas dobras ungueais e secundariamente determinam alterações dalâmina, pelo comprometimento da matriz.
Aparecem manchas pardacentas, escuras ou esbranquiçadas. Depois, o aspecto da unha depende da conservação da camada externa da lâmina.
A unha torna-se espessa, opaca, estriada, quebradiça na borda livre; se a camada externa é friável e com fissurações longitudinais, a lâmina unguial apresenta-se esponjosa, erosada, com destruição mais ou menos acentuada, que,entretanto, respeita a lúnula ( área branca da unha perto da raiz).
Frequentemente, a lâmina unguial é destacada do leito por hiperceratose subunguial (hipertrofia da camada córnea da pele localizada abaixo da unha).
A evolução é crônica, podendo prolongar-se durante anos.
• Onicomicose fávica:
Produzida pelo Trichophyton schoenleini, apresenta aspecto semelhante ao das demais oníquiastricofíticas. Pode iniciar-se por manchas amareladas na lâmina unguial. Costuma localizar-se nos dedos das mãos, sendo excepcional nos pés. A infecção unguial resulta de auto-inoculação, a partir de lesões do couro cabeludo ou do corpo. É excepcional no Brasil.

• Oníquia e Paroníquia devidas a leveduras:
A Candida albicans e raramente outras leveduras podem produzir paroníquias e, secundariamente,oníquias. São afetados um ou mais dedos das mãos, raramente os pododáctilos (referente aos dedos dos pés). A princípio, forma-se coleção piriforme nas dobras ungueais que se tornam vermelho-vivo e dolorosas, às vezes acompanhadas de adenite axilar.
Em alguns dias, o exsudato começa a ser eliminado, atenuando-se o caráter inflamatório. Todavia, subsistem edema e eritema de tonalidade arroxeada...
tracking img