Onicomicose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADRIANA JAQUELINE FRANCIOSI
ADRIANO FERREIRA DE ALMEIDA
ANA PAULA GOUVEIA
FRANCELISE LINA VIDOTTO
JANAYNE A. CARDOSO
JÉSSICA DOS SANTOS ROSSETTINI
NAHIAN YARA COUTINHO VIEIRA


PROF. SUPERVISOR: EDSON SCOLIN





PROJETO DE PESQUISA:

ONICOMICOSE
TRANSMISSÃO E DIAGNÓSTICO












Apucarana – Paraná2009







PROJETO DE PESQUISA:

ONICOMICOSE




Projeto de Problematização do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, da FAP - Faculdade de Apucarana, com o objetivo de avaliação formativa.



















Apucarana – Paraná
Março / 2009




INTRODUÇÃO



1.1 Anatomia da unha

O aparelhoungueal é muito mais que apenas a unha, funciona como um sistema do organismo, com características especiais. É formado por várias estruturas: Terzian (2006) ; Trabulsi (1999); Luiz Rachid (1999); Alterthum (1999); Flávio (1999); Gompertz (1999); Olga Fischman (1999); Candeias (1999) e Neves (1999).

a) A Raiz Ungueal é quem forma a lâmina ungueal (unha), está na região superior e inferior dabase da lâmina, pode ser vista nos primeiros dedos, como um semi-círculo branco, a lúnula;
b) A dobra proximal que é a borda de pele que está na base da lâmina ungueal;

c) As dobras laterais que são as bordas de pele nas laterais das unhas;

d) A borda livre é a parte distal da lâmina ungueal, ou seja, a que cortamos.
e) O leito ungueal é a pele que está colada à lâmina ungueal, tambémparticipa da formação da lâmina;

f) A lâmina ungueal, mais chamada de unha, é uma placa de queratina dura, aderida ao leito ungueal e formada por ele e pela matriz ungueal. Recobre a extremidade posterior da última falange dos dedos.

g) O eponíquio é a chamada cutícula, porção de pele aderida à lâmina ungueal na sua porção proximal, que serve para proteger a raiz contra a entrada de umidade,substâncias químicas e agentes infecciosos.

1.2 Histologia da unha

No ponto de vista embriológico, a unha não nasce da superfície, mas sim do interior da pele. A epiderme que dá origem a unha acha-se recoberta por um eponíquio, película e pele. Dois meses antes do nascimento este se rompe e retrocede, deixando livre a epiderme transformada em unha.

A parte germinal da unha éconstituída de células macias, que dilacerando vão crescendo, e na medida em que crescem vão se transformando na parte córnica até surgir a base da unha.

A superfície da unha é convexa e a periferia interna tem forma côncava adaptando-se dobre a derme. A unha é feita de matéria queratinosa que consiste em base de fibras córnicas em geral. A base química da unha compõe-se de: carbono, hidrogênio,oxigênio, nitrogênio e enxofre SILVA (2003).

1.3 Os Fungos

Os fungos são microorganismos que pertencem a um reino que não é animal, nem vegetal, é o reino Fungi, e que se desenvolvem em outros organismos vivos na natureza, existindo mais de 250 mil espécies cadastradas.

Os dermatófitos são fungos filamentosos, que formam hifas organizadas em micélios. Alimentam-se da proteínahumana queratina. Infectam os tecidos superficiais constituídos por células mortas e queratinizadas, como as da pele, pêlos (incluindo cabelo) e unhas, mas não afetam os tecidos vivos. Em cultura ou na vida livre não parasitária apresentam estruturas de reprodução sexual, mas no Homem reproduzem-se assexuadamente. Há três gêneros relacionados de dermatófitos:

a) Trichophyton: as espécies maisimportantes são T. tonsurans, T. mentagrophytes, T. rubrum e T. shoenleinii.

b) Microsporum: as espécies mais frequentes são M. audouinii, M. canis, M. gypseum.

c). Epidermophyton: E. floccosum.

Eles existem em todo o mundo. Alguns como o M. gypseum são geofílicos, ou seja existem no solo e infectam por contacto continuado com o solo (ou seja agricultores). Outros infectam também...
tracking img