Ondas longitudinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ondas Longitudinais na Mola

Objetivo: Estudar a propagação de ondas longitudinais em uma mola.
1. Introdução
Uma onda é longitudinal quando as partículas do meio em que ela se propaga vibramna mesma direção da onda nesse meio. A direção de propagação da onda coincide com a direção de oscilação dos corpos que estiverem em seu caminho. O deslocamento dos átomos e moléculas é paralelo adireção do movimento da onda. Esse tipo de onda propaga-se nos sólidos, líquidos e gases, pois é uma onda mecânica. As ondas sonoras são ondas longitudinais, isto é, são produzidos por uma seqüência depulsos longitudinais. Para a visualização desse fenômeno, podemos imaginar uma mola em cuja extremidade se faz uma compressão. Essa compressão irá se propagar por toda a mola, fazendo com que ela vibrena mesma direção de propagação do pulso
2. Materiais Utilizados
- Conjunto de Molas;
- Suporte;
- Gerador de Função;
- Trena.

3. Procedimentos experimentais
Para realizarmos oexperimento o equipamento a ser utilizado já nós foi oferecido montado pronto para realização do mesmo. Portanto usamos a mola esticada a um comprimento(L) de 60(cm) ou 0,6(m), com isso fomos ajustamos afreqüência do modo fundamental e contado o número de nós(n) que apareciam na mola de acordo com que a freqüência era alterada.
Com isso calculamos o comprimento da onda (usando a seguinteexpressão: =L/n-1. Depois calculamos a velocidade de cada freqüência usando a expressão: =f(m/s), e para finalizar fizemos na calculadora a velocidade média e o desvio padrão.
Para terminar o nossoexperimento escolhemos uma freqüência fixa sendo essa 16,6 (Hz) e fomos variando o comprimento(L) da mola de 60(cm) ou 0,6(m) até chegar em 30(cm) ou 0,3(m) de 10 em 10 (cm) ou 0,1 em 0,1(m) para verificarse o número de nós(n) seria alterado.
4.Resultados
Utilizando as fórmulas que mencionei no item anterior, obtivemos os seguintes resultados que poderemos ver nas seguintes tabelas:
Tabela 1...
tracking img