Fenomenos ondulatorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aprendizagens Específicas:

- Identificar os tipos de ondas.
- Distinguir ondas longitudinais de ondas transversais.
- Descrever a natureza do som.
- Representar, graficamente, ondas.

Conteúdos a Lecionar:

Há muitas situações onde ocorrem fenómenos ondulatórios. Por exemplo, o mar agitado apresenta ondas à sua superfície, que se deslocam em direcção à costa. Por vezes, estas ondasrebetam junto de rochas num movimento cíclico regular.

Ondas: Ondulação da Água do Mar
Os abalos sísmicos são movimentos ondulatórios que ocorrem em certas zonas da superfície terrestre. As ondas sísmicas propagam-se desde o interior da Terra até à superfície. Os seus efeitos podem ser devastadores.

Ondas Sísmicas: Terramoto de Christchurch - New Zeland
Ondas Sísmicas: Terramoto deChristchurch - New Zeland
Outro exemplo de um fenómeno ondulatório, são as ondas no lago que se formam, por exemplo, à passagem de um barco.

Ondas: Ondulação provocada pela passagem de um Barco
Mais facilmente podemos observar o fenómeno ondulatório no caso de ondas em cordas quando, por exemplo, ao fixarmos uma das extremidades de uma corda, se põe a outra ponta a expetimentar um movimento de"sobe e desce".

Ondas: Roy Glauber e Wolfgang Rueckner - Harvard Sciences Demonstrations
Para a realização de um espectáculo musical ao ar livre, são por vezes necessárias colunas altifalantes de elevada potência. Os altifalantes produzem ondas sonoras de grande energia.

Ondas: Concerto ao Vivo
Todas estas ondas transferem energia de um ponto para outro num determinado meio. No entanto,necessitam de um suporte material para se propagarem. Isto porque resultam da vibração de corpúsculos (constituintes da matéria) que constituem o meio no qual a propagação ocorre.

As ondas do mar, as ondas sismícas, as ondas do lago, as ondas em cordas (vibração) e as ondas sonoras são ondas mecânicas.

Há outras ondas que se propagam não só no ar, na água, ou noutros meios materiais como tambémno vazio. São as ondas electromagnéticas.

A Saber: Fenómenos Ondulatórios

Produzem ondas que podem ser:

Eletromagnéticas (Como a Luz)
Mecânicas (Como o Som)
São exemplo de ondas eletromagnéticas, a luz, as ondas rádio, as ondas infravermelho e as microondas que são utilizadas nos sistemas de comunicação como os telemóveis e o GPS.

Ondas de Rádio: Ondas Eletromagnéticas
OndasEletromagnéticas: A Luz Solar
Ondas Eletromagnéticas: A Luz Branca Artificial
A luz emitida pelas estrelas propaga-se no espaço vazio através de ondas luminosas. As ondas luminosas são um tipo de ondas eletromagnéticas, não precisando de um suporte material para se propagarem.

Luz: Luz proveniente das Estrelas atravessa o Espaço Vazio
Toma Nota:

• As ondas mecânicas precisam de um meiomaterial para se propagarem.
• As ondas electromagnéticas não precisam de meio material para se propagarem.
Quando se produz uma onda em corda, ainda que se verifica a movimentação do fenónemo ondulatório, cada ponto da corda permanece na mesma posição horizontal apesar de oscilar de cima para baixo e vice versa. A onda transporta energia, mas não transporta, na direção de propagação, qualquer pontomaterial da corda.

Ondas Mecânicas: Ondas em Cordas (Fixa)
Ondas Mecânicas: Ondas em Cordas (Fixa) - Reflexão
Ondas Mecânicas: Ondas em Cordas (Solta na Extremidade)
Como exemplo de que uma onda não transporta qualquer ponto material (matéria) quando se propaga, é a "Ola" que os adetos podem fazer num estádio, durante um jogo de footebol.

Ondas Mecânicas: "Ola" nos Estádios deFootebol
Apesar de se verificar o deslocamento do fenómeno ondulatório, nenhuma pessoa sai do seu lugar. Apenas se levantam e se sentam sincronizadamente.

Ondas:

• Uma onda é uma perturbação (ou alteração) que se transmite de um ponto para outro num determinado meio material ou no vazio, transferindo energia. Todas as ondas transferem energia, sem transporte de matéria, quer sejam de natureza...
tracking img