Ondas Curtas

Páginas: 12 (2926 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
Ondas curtas
INTRODUÇÃO

O uso das ondas curtas tem sido uma terapia conservadora seguida por muitos profissionais fisioterapeutas, entretanto, com os avanços tecnológicos e a inópia financeira, tornou o uso de tal recurso negligente. A riqueza de benefícios que ele pode proporcionar ao ser humano em uma vasta gama de afecções ficou esquecida. 

As alusões do uso clínico de correnteelétrica de alta freqüência podem ser encontradas pela primeira vez no século passado – 1890, em Pariz -, d’Arsonval fez com que uma corrente de 1 AMP, passasse, numa elevada freqüência, através de seu próprio corpo e do corpo de um de seus assistentes.

D’Arsonval delineou apenas uma sensação de calor e de trabalhos subseqüentes que levaram ao desenvolvimento de métodos indutivos e capacitivos deaplicação de correntes de alta freqüência ao corpo, gerando um calor “ não superficial “ que denominou “diatermia" – o qual se designa a partir da palavra grega “aquecimento através de” -.

CONCEITO

Ondas curtas, consistem em um tipo de calor profundo que repara, por exemplo, músculos superficiais e profundos.

Essas ondas, são radiações utilizadas através da corrente elétrica com finsterapêuticos.

As radiações eletromagnéticas por ondas curtas variam, quanto à freqüência, que pode ser de 10 a 100mhz, também conhecidas como “ ondas mais curtas “ e é empregada na diatermia terapêutica.

As ondas curtas de rádio situam-se entre as microondas e as ondas médias de rádio no aspectro eletromagnético.

A energia das ondas curtas pode ser conduzida de modo contínuo ou pulsado e évariável, quanto à freqüência e pouca ou nenhuma energia, encontra-se na faixa mestra.

As ondas de rádio têm o maior comprimento de onda de qualquer região do aspectro eletromagnético, e portanto a mais baixa energia por quantum.
Essas ondas são produzidas em resultado de oscilações elétricas e podem ser criados tanto campos elétricos como campos magnéticos, em conseqüência de sua ação.

Um campomagnético é produzido por uma carga elétrica móvel e, dado que os campos magnéticos exercem força sobre outras cargas em movimento, uma corrente elétrica alternada - por exemplo - irá iniciar a geração de um campo magnético, que por sua vez, poderá iniciar a produção de uma corrente induzida.

Campos elétricos, assim como campos magnéticos podem ser criados em tecidos humanos, submetidos àdiatermia por ondas curtas.

Por fim, conclui-se que Ondas Curtas é a terapia através de correntes elétricas de alta freqüência, o uso terapêutico das oscilações eletromagnéticas com freqüência maior que 100.000hz, não causa despolarização da fibra nervosa, mas esta energia pode transformar-se em energia térmica no tecido corporal.

Quanto à freqüência 27, 12 x 10 hz – 11,06 m de comprimento deonda no vazio, ondas de 10 a 100 m.

Quanto ao campo eletromagnético, segundo Faraday (físico e químico) e Maxwell (químico) – suspeitavam que a energia eletromagnética poderia alastrar-se pelo espaço em forma de ondas.
Hertz demonstrou a existência de ondas eletromagnéticas e suas propriedades que eram de propagação na velocidade da luz. Ocorre uma transferência de energia até o paciente, ondehá variações de formas e de aplicações.

EFEITOS FISIOLÓGICOS

O principal efeito na aplicação das ondas curtas é o aquecimento dos tecidos humanos.

A resposta dos tecidos ao aquecimento é similar, não importando a modalidade utilizada na geração de calor, a única diferença entre ondas curtas e outros agentes de aquecimento por condução de calor é a profundidade onde irá ocorrer o efeitotérmico.

Entre os resultados desejados pelos profissionais, quando utilizam as ondas curtas estão: o de aumentar o fluxo sangüíneo do paciente, ajudar na resolução da inflamação do mesmo, aumentar a extensibilidade do tecido colagenoso profundo, diminuir a rigidez articular e, ainda, aliviar as dores e espasmos musculares.

É imprescindível o cuidado com a dosagem na aplicação das ondas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ondas curtas
  • Ondas Curtas
  • LASER MICROONDAS E ONDAS CURTAS
  • diatermia por ondas curtas
  • corrente russa E ONDAS CURTAS
  • diatermia por ondas curtas
  • curta
  • o curta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!