Ondas curtas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO

Trata-se de um tipo de calor profundo que repara por exemplo músculos superficiais e profundos.

São radiações utilizadas através da corrente elétrica com fins terapêuticos.

As radiações eletromagnéticas por ondas curtas variam, quanto à frequência, que pode ser de 10 a 100mhz, também conhecidas como ondas mais curtas e é utilizada na diatermia terapêutica.

As ondas curtas derádio situam-se entre as microondas e as ondas médias de rádio no aspecto eletromagnético.

A energia das ondas curtas pode ser administrada de modo contínuo ou pulsado e é variável, quanto à frequência e pouca ou nenhuma energia, encontra-se na faixa mestra.

Concluímos que ONDAS CURTAS é a terapia através de correntes elétricas de alta frequência, o uso terapêutico das oscilaçõeseletromagnéticas com frequência maior que 100.000hz. não causa despolarização da fibra nervosa, mas esta energia pode transformar-se em energia térmica no tecido corporal.

Quanto à frequência 27, 12 x 10 hz – 11,06 m de comprimento de onda no vazio, ondas de 10 a 100 m.
.

EFEITOS FISIOLÓGICOS

O principal efeito na aplicação das ondas curtas é o aquecimento dos tecidos.

A resposta dos tecidos aoaquecimento é similar, não importando a modalidade utilizada na geração de calor, a única diferença entre ondas curtas e outros agentes de aquecimento por condução de calor é a profundidade onde irá ocorrer o efeito térmico.

Alguns resultados terapêuticos desejados pelas ondas curtas são:

* Aumenta o fluxo sanguíneo
* Ajuda na resolução da inflamação
* Aumenta a extensibilidade do tecidocolagenoso profundo
* Diminui a rigidez articular
* Alivia as dores e espasmos musculares

Deve-se ter cuidado com a dosagem na aplicação das ondas curtas, pois foram feitos testes em que se aplicava dosagem extrema no tratamento, testes estes feitos em plantas e animais que revelaram que o aumento de temperatura dentro de certos limites reflete benefícios, mas o excesso pode conduzir a danos. Ocalor em excesso, se for usado terapeuticamente, faz com que a temperatura dos tecidos se eleve perto do nível de tolerância; a elevação eficaz da temperatura tecidual é mantida por um período de tempo relativamente longo, e a velocidade de ascensão da temperatura tecidual é rápida.

Uma temperatura eficaz é normalmente mantida por um período curto de tempo, e velocidade de aumento datemperatura nos tecidos muitas vezes é lenta.

O aquecimento moderado é normalmente usado em processos de doenças crônicas, já um aquecimento mais brando pode ser usado em processos mais agudos.

No caso de aquecimento mais moderado, nota-se o aumento gradual da vascularização que pode ajudar na resolução de um processo patológico ou atuar inclusive, com eficácia da terapêutica antibiótica.

Existemestudos que contraindicam o uso do aquecimento mais acentuado em processos inflamatórios agudos, onde pode apresentar uma outra reação inflamatória, que em última análise conduzirá a efeitos indesejáveis, como necrose tecidual.

Já o calor pode proporcionar, em determinados casos, até mesmo um alívio de espasmo muscular, podendo assim, beneficiar subjetivamente o paciente sem modificar apatologia ao nível da raiz nervosa.

ELETRODO

* Eletrodo flexível de borracha:
     - Pequeno
     - Médio
     - Grande

* Eletrodo de Schliephake: esse tipo de eletrodo não precisa de toalha ou feltro. A distância é de 30 cm da pele.

DOSE

A dosagem vai depender da escala de Schliephake e também da sensação de calor referida pelo paciente; da fase que se encontra a enfermidade (aguda oucrônica).

ESCALA DE SCLIEPHAKE:

* Calor muito débil: imediatamente abaixo da sensação de calor perceptível
* Calor débil: sensação imediata perceptível
* Calor médio: sensação de calor clara e agradável
* Calor forte: no limite da tolerância

Na fase aguda e subaguda, usa calor muito débil e débil, respectivamente e na fase crônica calor médio e forte.

OBS.: os conceitos de fase...
tracking img