corrente russa E ONDAS CURTAS

Páginas: 15 (3521 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2015



Universidade Paulista – UNIP
Instituto das Ciências da Saúde – Campos Santos/Rangel
Curso de Fisioterapia - 8º Semestre – Manhã
Prof.: Alessandro Marques.
Supervisores: Thiago, Glaucia e Adriano


“CORRENTE RUSSA E ONDAS CURTAS”



ALUNA: CAMILA CHAGAS RA: B1955G-5
ALUNA: NEUSA AGENA RA: B5611E-6
ALUNA:TALITA AOUN RA: B31BFJ-0

Santos/SP
2015
CORRENTE RUSSA

1 INTODUÇÃO
A Corrente Russa foi introduzida na década de 70 onde registros de pesquisas na Rússia afirmou que a corrente interrompida de 2500 Hz poderia ser usada para gerar mais força muscular do que uma contração muscular voluntaria máxima, sendo investigada pelo Dr. Y.M.Kotz; essa correnteera utilizada ao bem sucedido time olímpico russo, como complemento aos treinamentos dos atletas, sugerido que seu uso levava a ganhos de 30-40% na força muscular.
A Corrente Russa é uma das correntes mais utilizadas em eletroterapia como terapia em impulsos elétricos, associada a movimentos musculares. Ela possui efeito apolar de media frequência alternada (2500 Hz), simétrica, sinusoidal,modulada por Burst (uma série de disparos separados) a cada 10 ms para oferecer 50 burts por segundo. Ocorrem assim períodos de 20 ms de duração, que consistem em disparos de 10 ms e um intervalo de 10 ms.
A eletroestimulação por Corrente Russa pode recrutar um número maior de unidades motoras, tendo como consequência um maior recrutamento de fibras musculares e maior sincronia entre as mesmas durante acontração promovida, o que a diferencia de uma contração voluntária, proporcionando uma maior hipertrofia da musculatura estimulada.

2 TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES
A classificação das fibras musculares faz-se de acordo com o metabolismo energético dominante, da velocidade de contração e da sua coloração histoquímica, a qual depende das atividades enzimáticas.
• Fibras vermelhas ou tipo I:Ativadas primeiramente em um movimento, são responsáveis pela atividade postural, movimentos lentos e moderados. Têm grande capacidade de concentração, são resistentes e dinâmicas. Sua frequência tetânica fica entre 20 HZ e 30 HZ. 

• Fibras intermediárias: Não tão resistentes quanto às vermelhas, nem tão rápidas como as brancas, são trabalhadas em exercícios de baixo impacto. 

• Fibras brancas ou tipoII: Recrutadas numa atividade de explosão, alta velocidade ou movimento de destreza. Para ativá-las é necessária uma frequência entre 50 HZ e 100 HZ. São responsáveis pelo aparecimento da flacidez, principalmente a partir dos 40 anos, quando diminuem, significativamente, até a ausência do neurotransmissor que excita a contração destas fibras. Por ser uma fibra superficial, é responsável pelocontorno corporal, e a dificuldade em recrutá-la nos movimentos rotineiros faz da Corrente Russa um recurso de excelentes resultados.


3 INDICAÇÕES
Fortalecimento de músculos para melhoria na pratica esportiva:
Ganho de força e hipertrofia.
Fortalecimento de músculos em condições patológicas:
Melhora a estabilidade e a redução da dor em problemas específicos, tais como: condropatia retropatelar,PO de fraturas, meniscectomia, ruptura ligamentares.
Distúrbios lombares: estabilização da região lombar.
Lesões do joelho: estabilização da articulação.
Má postura: melhoria através do fortalecimento.
Alongamento muscular e manutenção ou aumenta da ADM.
Encurtamento de músculos hipertônicos, encurtamento de músculos por rigidez em tecidos fibrosos. (Limitação da mobilidade articular decorrente doencurtamento de tecidos moles).
Auxilio no controle do edema (ação de bombeamento muscular).
Flacidez abdominal, glútea e em membros superiores / inferiores
Flacidez muscular após parto, emagrecimento e pós-cirúrgico
Drenagem linfática dos membros inferiores


4 MÉTODOS DE APLICAÇÃO
Antes da aplicação e importante avaliar o paciente como um todo e o grupo muscular especifico a ser trabalhado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ondas curtas
  • Ondas curtas
  • Ondas Curtas
  • Ondas Curtas
  • CORRENTE RUSSA
  • corrente russa
  • Corrente russa
  • Corrente russa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!