Onda migratoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Ciências Sociais
Professora: Joelma De Riz
Curso: Engenharias


Desenvolvimento econômico, nova onda migratória no Brasil e diversidade cultural no ambiente corporativo

A leiturae estudo dos materiais (textos e reportagens) citados neste plano de estudo são fundamentais para seu bom desempenho na prova!

No fim deste estudo, espera-se que você saiba:

• Compreender queuma nova onda migratória, muito distinta das anteriormente ocorridas, está em curso no Brasil e traz mudanças para a convivência entre as equipes no ambiente corporativo, pois as empresas tendem a sermarcadas pela diversidade cultural.

• Identificar estratégias importantes para a relação com pessoas de outras culturas dentro do ambiente corporativo

Uma das consequências do desenvolvimentoeconômico no Brasil é clara: o País está atraindo uma onda de imigrantes vindos de economias em crise, como Europa e Estados Unidos, além de atrair profissionais de países que investem por aqui, taiscomo os asiáticos.

Há não muito tempo, o Brasil era um exportador de gente: as pessoas iam para os Estados Unidos e Europa, em especial, sonhando ganhar a vida. Hoje, com as condições econômicasmelhorando por aqui e decaindo nesses outros países, esse fluxo cai consideravelmente.

Para ter mais informações sobre esse novo fluxo migratório, leia a Reportagem sobre a entrada de trabalhadoresestrangeiros no Brasil, muitos, inclusive, da área de Engenharia, que é uma das áreas mais carentes em profissional no País: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/uma-turma-bem-preparada.

Outraleitura é o artigo “Nova onda de estrangeiros chega ao Brasil”, na qual são colocadas algumas questões sociológicas que discutiremos na próxima aula:http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252012000200005&script=sci_arttext

Os materiais que estão no link acima são informativos e ajudam você a tomar pé de como está essa nova onda migratória no Brasil. No artigo “Diversidade...
tracking img