Atps contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] FACULDADE TABOÃO DA SERRA [pic]









ATPS

Contabilidade de custos

4º semestre / Administração / Turma C
Professora Márcia Marcondes







Taboão da Serra
2010



















OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE APLICADOS NA ÁREA DE CUSTOS


Custo é uma aborgadem simplificada. O estudo dacontabilidade seja qual for a sua ramificação (comercial, bancária, pública, de custos, entre outros), fica mais fácil quando é obedecida a sequência gradativa e lógica que a disciplina exige.
Todos pensam que custos e despesas são a mesma coisa, mais a diferenciação entre custos e despesas é importante para a contabilidade financeira, pois os custos são incorporados aos produtos (estoques), ao passoque as despesas são levadas diretamente ao resultado do exercício. Entretanto, no enfoque gerencial essa diferenciação não muito relevante. Os contadores de custos devem dispensar a mesma atenção aos custos e as despesas. Se a eficiência é importante no setor de produção, ela deve ser considerada da mesma forma na área administrativa.
Para diferenciar custos de despesas é importante compreenderque primeiramente a entidade realiza o gasto (aumento de obrigações e/ou diminuição do ativo), este gasto pode ser um investimento (aquisição de bens imobilizados, compra de matéria-prima etc.) ou ser um consumo direto (Ex.: pagamento de energia elétrica).
De acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade, primeiro tem-se o gasto, posteriormente à despesa que pode ser classificadadiretamente do resultado do exercício ou como um custo que se transformará em despesas quando da apuração.
Custos e despesas não são sinônimos, têm sentido próprios, assim como investimentos, gastos, perdas e outros. Assim a utilização de uma terminologia homogênea simplifica o entendimento e a comunicação.
O autor Eliseu Martins define custo como um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado naprodução de outros bens ou serviços. São insumos de bens de capitais ou serviços efetuados para execução de determinados objetos.
As terminologias em Custos, têm a sua importância, pois as informações geradas devem estar condizentes com a realidade da organização, oferecendo assim segurança. Dessa forma, Martins (2001) afirma que “as terminologias são instrumentos necessários para a boacomunicação entre os diversos usuários”, justificando a importância de se conhecer o real significado como mostram as definições explicitadas por Ribeiro (1999).
Para Olívio Koliver, custos são insumos de capitais, bens ou serviços, efetuados para consecução de determinados objetivos. Estes insumos assumem primeiramente, uma expressão física e se traduzem, posteriormente, pela expressão monetária dosmesmos. Assim, melhor definindo, “custo de um bem ou serviço, é a expressão monetária dos insumos físicos realizados na obtenção daquele bem ou serviço, considerando-se o total retorno dos capitais empregados, em termos de reposição”.
Para Dutra (2002) a contabilidade de custos enfatiza o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de umaentidade, como auxílio ás funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomadas de decisões.
Atualmente, a contabilidade de custos passou de mera auxiliar na avaliação de estoques, para uma importante auxiliar no âmbito gerencial, fornecendo dados para que a empresa estabeleça previsões, fixações de preços e outros. A contabilidade de custos, quandoutilizada na função gerencial, não está presa aos requisitos legais ou fiscais, nem a convenções padronizadas.
Contabilidade de custos todos tem sua visão, mas ao final chegam à mesma conclusão, com o exemplo abaixo bem simplificado, poderemos entender melhores sobre a contabilidade de custos, nesse exemplo será utilizada a receita do doce de abóbora, esse exemplo é simplesmente para um melhor...
tracking img