Alvorada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração de conflitos

O segredo da administração de conflitos em grupos é o envolvimento vigilante, ativo e construtivo dos demais membros da comunidade.

A cooperação não elimina o conflito: quanto mais as pessoas dependem umas das outras, maior é a possibilidade de conflitos.

Segundo Wiliam Ury, em seu livro Chegando a paz, é fundamental que tomemos a iniciativa de contribuir paraa construção da paz e nós estamos fazendo isso quando desempenhamos o nosso papel de terceiro num conflito

O que vamos apresentar a seguir foi extraído do livro acima citado.

“O terceiro é gente – da comunidade – lança mão de certo tipo de poder – o poder do iguais – com base em determinada perspectiva – com fundamentos para entendimento mútuo – que apoia determinado método – de diálogo enão – violência – e tem certo produto como objetivo – uma vitória tripa.”

Explicando melhor:

Gente de comunidade: vontade emergente da comunidade.

O poder dos iguais: poder da pressão dos iguais; força da opinião pública.

Fundamentos para o entendimento mútuo: ter uma visão distanciada do problema, uma visão de terceiro. Trazer uma nova perspectiva

Diálogo e não violência: para oterceiro como as pessoas resolvem suas diferenças é importante quanto qual resultado alcançam.

Vitória tripla: as partes e o resto da comunidade declaram-se satisfeitos.

Segundo William Ury, existem três maneiras de para enfrentar o conflito:

a) Evitando que ele aconteça;

b) Em acontecendo, procurar resolvê-lo;

c) Não sendo possível uma solução imediata, tentaradministra-lo para evitar que cresça e se intensifique.




O lema do terceiro é portanto: “Conter se necessário, resolver se possível, melhor que tudo, evita”




























Comunicação




Por sua necessidade natural de viver em sociedade, o homem diferentes sistemas de comunicação. A comunicação natural é essencial para o ser humano. Paracomunicar pensamentos, emoções e visão de mundo, o ser humano se utiliza de diferentes linguagens, como por exemplo: a verbal – oral e escrita- a corporal, a musical e a plástica. Através do choro, o bebezinho consegue atenção dos adultos, através do olhar os namorados anunciam sua paixão, através do abraço as pessoas demonstram sua amizade. Com palavras, imagens, acenos de cabeça, sorrisos,apertos de mão, agitar de punhos, o homem tenta comunicar o que pensa e sente.

De todas as formas de comunicação, a fala – linguagem essencial e exclusivamente humana – é a mais significativa. O homem pôde e pode, graças a sua faculdade de falar, melhor se expressar. E mais do que expressar, a linguagem verbal auxilia o desenvolvimento do pensamento que, organizado, pode gerar novos pensamentos. É umcurioso sistema de realimentação: a palavra desenvolvendo o pensamento e o pensamento ajudando a melhor expressão pela palavra.

Depois de um longo processo do desenvolvimento, a linguagem verbal propiciou enorme avanço no planeta. A experiência humana deixou de ser uma questão momentânea, para apresentar continuidade. Através das palavras, o homem pôde ter contato com seus antepassados,comunicar-se com seus descendentes e adquirir um sentido de história e tradição.

Já que a comunicação de ideias e experiências através das palavras tem seu papel de elemento essencial entre os homens, para conseguirmos uma melhor comunicação é recomendável buscar cada vez mais domínio sobre as palavras, aumentar o vocabulário, ler bastante, conversar com aqueles que utilizam bem para aprendermoscada vez mais.

Para existir a comunicação são necessárias, de uma maneira simplificada, as presenças de um emissor, de uma mensagem e de um receptor. Este ultimo é quem dá o feedback para o emissor, que assim poderá continuar a transmitir sua mensagem. O feedback é a informação do receptor que pode fazer o emissor modificar ou não o que está dizendo. Dando assim prosseguimento ao processo da...
tracking img