Como montar uma clinica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HELENA LUCENA DA NÓBREGA – 412204161






















ANEMIA FALCIFORME






















UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO – 2012INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo mostrar qual a origem da Anemia Falciforme, quais as causas, os sintomas, o que fazer para tratar e se tem cura.
A Anemia Falciforme é uma doençagenética que ocorre devido a um defeito na estrutura da hemoglobina. Este é decorrente de um polimorfismo que resulta na troca de aminoácidos na cadeia da hemoglobina, modificando sua estrutura elevando os glóbulos vermelhos do sangue a adotarem a forma de foice em situação de baixa tensão de oxigênio. Esta falcização das hemácias é responsável pela obstrução de vasos sanguíneos, crises de dor,infarto e necrose de órgãos importantes.
A Anemia Falciforme, também chamada de drepanocitose ou siclenia é uma doença genética (passada dos pais para filhos), que causa destruição crônicas das célulasvermelhas do sangue, causando intensa dor, susceptibilidade às infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, à morte precoce. As hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) tem em sua composição umaproteína chamada hemoglobina, responsável transporte de oxigênio dos pulmões até os tecidos. Pessoas com anemia falciforme herdaram genes para um tipo de hemoglobina (hemoglobina S). Este tipo dehemoglobina, quando submetida a quantidades baixas de oxigênio, se “cristaliza” e se deforma, tornando a hemácia rígida e com uma aparência de foice (daí o nome falciforme). As hemácias com o formato defoice não conseguem atravessar os vasos sanguíneos do corpo com facilidade. Ao contrário, elas entopem os vasos sanguíneos, bloqueiam o fluxo de sangue e diminui o suprimento de oxigênio aos tecidos eórgãos. Esta falta de oxigênio pode danificar os órgãos e membros do corpo, causando dor intensa em qualquer área afetada. Além disso, como as hemácias em foice tem uma duração menor (só 10 a 20 dias...
tracking img