Omeostase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Homeostase
Os trilhões de células dos vários sistemas e órgãos do corpo humano necessitam de condições relativamente estáveis para funcionarem com eficiência e contribuírem para a sobrevivência do corpo como um todo. A manutenção dessas condições relativamente estáveis é denominada homeostase (do grego, homeo = semelhança; stasis = ação de pôr em estabilidade). A homeostase garante que o meiointerno do corpo permaneça constante, ainda que ocorram mudanças dentro e fora do corpo. Uma grande parte do meio interno consiste no fluído circundante das células do corpo, chamado líquido instersticial. A homeostase conserva o liquido intersticial em uma temperatura apropriada de 37°C e mantém os níveis de nutrientes e oxigênio adequados para as células do corpo se desenvolverem.
Cada sistemacorporal contribui, de algum modo, para a homeostase. Por exemplo, no sistema circulatório, a contração e o relaxamento alternados do coração impulsionam o sangue para todos os vasos sanguíneos do corpo. À medida que o sangue flui através dos vasos capilares, os menores vasos sanguíneos, os nutrientes e o oxigênio se transferem para o liquido intersticial e os resíduos se transferem para o sangue.As células, por sua vez, removem os nutrientes e o oxigênio do liquido instersticial e liberam seus resíduos para esse fluido. A homeostase é dinâmica, isto é, pode variar sobre um limite estreito compatível com a manutenção dos processos celulares vitais. Por exemplo, o nível de glicose no sangue é mantido dentro de uma amplitude limitada. Normalmente, não diminui demais entre as refeições, nemaumenta demasiadamente mesmo depois de uma refeição com alto teor de glicose. O encéfalo necessita de um suprimento regular de glicose para continuar funcionando – um nível sanguíneo baixo de glicose pode levar à inconsciência ou até a à morte. Um nível sanguíneo alto e prolongado de glicose, ao contrário, pode lesar os vasos sanguíneos e causar a perda excessiva de água na urina.

Controle daHomeostase: Sistemas de Retroalimentação

Felizmente, cada estrutura corporal, das células aos sistemas, tem um ou mais dispositivos homeostáticos que conservam o meio interno dentro dos limites normais. Os mecanismos homeostáticos corporais são controlados, principalmente, pelo sistema nervoso e pelas glândulas endócrinas. O sistema nervoso detecta as alterações do estado de equilíbrio e enviamensagens, sob forma de impulsos nervosos, aos órgãos que podem se contrapor a essas alterações. Por exemplo, quando a temperatura corporal se eleva, os impulsos nervosos levam as glândulas sudoríparas a liberar mais suor, que esfria o corpo à medida que evapora. As glândulas endócrinas corrigem as alterações por meio da secreção de moléculas denominadas hormônios no sangue. Os hormônios afetamcélulas específicas do corpo, nas quais provocam respostas que restabelecem a homeostase. Por exemplo, o hormônio insulina reduz o nível sanguíneo de glicose, quando, esse está demasiadamente alto. Os impulsos nervosos, de maneira característica, causam correções rápidas, ao passo que os hormônios agem, em geral, mais lentamente.
A homeostase é mantida por meio de muitos sistemas de retroalimentação.Um sistema de retroalimentação ou alça de retroalimentação é um ciclo de eventos, no qual o status de uma condição corporal é continuamente monitorizado, avaliado, alterado, remonitorizado, reavaliado, e assim por diante. Cada condição monitorizada, como a temperatura corporal, a pressão sanguínea ou o nível sanguíneo de glicose, é denominada condição controlada. Qualquer ruptura que provoque umamudança em uma condição controlada é chamada de estímulo. Alguns estímulos provêm do ambiente externo (fora do corpo), tais como calor intenso ou a falta de oxigênio. Outros se originam no ambiente interno (dentro do corpo), como, por exemplo, um nível sanguíneo de glicose que seja muito baixo. Os desequilíbrios homeostáticos também podem resultar de estresses psicológicos em nosso ambiente...
tracking img