Ofiuros - equinodermos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Equinodermos – Ofiúros
Alunos:

Os ofiúros, animais que dependendo de sua espécie podem viver em águas rasas ou profundas, fazem parte do filo Echinodermata, que abrange todos os animais marinhosinvertebrados cobertos por espinhos. Alguns outros exemplos são a estrela-do-mar, ouriço-do-mar, pepino-do-mar, etc. Os animais deste filo são simples, não apresentando muita evolução. Possuemsimetria radial e seu sistema nervoso é reduzido. Não possuem órgãos sensoriais, com exceções de alguns que apresentam células capazes de os fazerem sentir e cheirar.
Tendo um disco central e cinco braçoslongos, flexíveis e com espinhos (que dependendo da espécie podem chegar a 60 cm), os ofiúros se locomovem rapidamente e serpentinamente, segurando-se em rochas e outros objetos, puxando corpos parasi. O esqueleto externo dos ofiúros é composto por pequenos ossos de carbonato de cálcio, fundidos no disco central e articulados entre si nos braços fazendo com que os braços possam se desintegrar oque lhes confere o nome alternativo de estrelas quebradiças. Os órgãos vitais dos ofiúros se encontram dentro do disco central, onde a boca é rodeada por cinco placas mandibulares. O sistema digestivoé composto por um esôfago curto e um estômago amplo, ocupando a maior parte da cavidade do animal. Os ofiúros não têm intestinos nem orifício retal, não possuem olhos nem cérebro. O sistema nervoso éigualmente simples e composto por um nervo anelar que rodeia a cavidade do disco central. A partir deste centro, há um nervo em cada braço que permite ao ofiúro sentir o ambiente em seu torno.
Existemcerca de 1200 espécies de ofiúros e podemos encontrá-los por todos os oceanos. O mais comum é acharmos ofiúros no oceano atlântico e no mar mediterrâneo, em fundos rochosos, escondidos pelo lodo epor algas.
Restos de outros animais, crustáceos e moluscos são os pratos preferidos dos ofiúros. Porém na falta de alimento eles podem atacar peixes menores ou outros animais, como podem servir de...
tracking img