Pesquisa pratica profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01. INTRODUÇÃO

A parceria entre escola e comunidade é indispensável para uma Educação de qualidade e depende de uma boa relação entre familiares, gestores, professores, funcionários e estudantes.
A educação é um processo global, que se dá não só na família e na escola, mas em toda a sociedade. A aproximação da relação entre escola e comunidade gera benefícios aos moradores e à própriacomunidade escolar, além de restabelecer relações mútuas de respeito e confiança. A participação da comunidade escolar está garantida na nossa Constituição de 1988 (Cap. III Art. 205) e também no Estatuto da Criança e do Adolescente. (Cap. II Art. 92).
As condições socioeconômicas interferem significativamente na escola. As famílias de baixa renda não podem oferecer a seus filhos todos os recursos deque precisam para o bom desempenho escolar. De nada adianta o professor recomendar a leitura de determinada obra literária, se o aluno não tem condições de adquiri-la.
Além do mais, em grande parte das famílias mais pobres, os pais, em geral, não contam com escolaridade suficiente para ajudar os filhos nas tarefas escolares. No caso das famílias, cuja renda é muito pequena, a criança não contasequer com alimentação adequada e suficiente, com conseqüências diretas no seu desempenho escolar.
Nas regiões mais pobres do país e nas periferias das grandes cidades, é comum a criança abandonar a escola para realizar algum tipo de atividade econômica, a fim de complementar a renda familiar. Geralmente são trabalhos informais, como flanelinhas, lavador de carros, entre outros. Estima-se que essascrianças após 15 anos ou até menos, já estejam vivendo a mesma situação que seus pais vivem hoje: vários filhos e baixa renda, levando seus filhos a abandonarem os estudos para ajudar a sustentar a família. Acaba-se criando um ciclo vicioso, que só poderá ser interrompido caso esses jovens tenham acesso à educação.
A atuação da família na escola deve ser complementar à ação educativa. Hoje emdia, é fundamental que a escola saiba articular de forma eficiente com os familiares e com a comunidade, incorporando novas experiências e saberes. Estudos realizados revelam que as escolas nas quais os alunos são bem sucedidos são caracterizadas por boas relações casa-escola.
Um bom exemplo de ações, ainda que paliativas, que vem sendo feitas nos últimos anos para aperfeiçoar a relações entre ascomunidades e suas respectivas instituições escolares, encontra-se no Projeto Amigos da Escola. Neste projeto, entre tantos objetivos, destacam-se a busca de condições para que todas as crianças possam permanecer na escola e progredir em seus estudos, e para cumprir determinada tarefa é preciso reconhecer a importância de uma participação maior e mais efetiva da comunidade.
Uma pesquisa realizadacom pais de alunos de uma escola particular mostra que o consenso geral entre eles é de que é necessária a participação da comunidade na vida escolar, pois ele estabelece uma aproximação, uma interação, na possibilidade de juntos resolverem melhor os problemas na educação. A família tem que participar bem de perto dos problemas dos alunos, dentro e fora da escola. A tarefa de educar não pode, defato, ficar sob a responsabilidade exclusiva da escola, já que o fracasso escolar se deve em parte à falta acompanhamento dos pais, que não se envolvem com a vida escolar dos filhos.
“A lei, sozinha, não tem o poder de mudar a realidade. Mas, quando ela reflete uma vontade da sociedade, sem dúvida, já se terá dado um passo rumo à concretização de um ideal comum.” (Artigo 1º da Lei de Diretrizes eBases da Educação Nacional)
A citação acima revela que, o fato da lei estar presente na Constituição Federal e garantida no Estatuto da Criança e do Adolescente, não quer dizer que a participação da comunidade nos atos escolares seja efetiva. Para ocorrer realmente uma participação comunitária é necessário que as famílias que vivem nas proximidades da escola tenham vontade de realizar trabalhos...
tracking img