Oferta e demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mankiw (2009) diz que a oferta e a demanda são as forças que fazem as economias de mercado funcionar. São elas que determinam a quantidade produzida de cada bem e o preço pelo qual ele será vendido, como os compradores e vendedores interagem em uma economia de mercado e como os preços, por sua vez, alocam recursos escassos da economia. Já o mercado é um grupo de compradores e vendedores de umdeterminado produto ou serviço. Os compradores, como grupo, determinam a oferta do produto. Um mercado competitivo é um mercado em que há tantos compradores e vendedores que cada um deles tem impacto insignificante no preço de mercado.
Começaremos nosso estudo de mercado analisando o comportamento dos consumidores, ou seja, a demanda (ou procura). Para Cunha (2000) a demanda é o ato do agenteeconômico denominado consumidor. Em economia, consumidor é todo indivíduo que possui renda e que, portanto, tem condições de participar do “jogo” econômico, que é adquirir mercadorias ou serviços que possuem preços e que são escassas, porque os recursos também são escassos, o que leva a um custo de produção. Para satisfazer suas necessidades, o consumidor vai ao mercado e, em função de váriosfatores, irá “definir” uma certa quantidade de um produto ou serviço econômico, num instante de tempo qualquer. Portanto satisfação do consumidor, em economia, são as ações que partindo dos consumidores irão provocar atos econômicos peculiares, que serão analisados. As várias quantidade de um bem ou serviço econômico que o consumidor estará disposto a retirar do mercado, à um certo instante de tempoqualquer, sendo conhecido como preço que é um fator fundamental para a demanda. Demanda é uma função que explica as várias quantidades que os consumidores estarão dispostos a retirar do mercado, de um produto ou serviço econômico, conhecido o preço, a uma certa unidade de tempo qualquer. As quantidades demandadas de um produto qualquer podem ser afetadas por muitos fatores, pois infinitas são aspossibilidades que o homem possui – como agente econômico – de justificar seu ato de demanda.
Mankiw (2009) faz referencia sobre a curva de demanda e a relação de preço e quantidade demandada, dizendo que a quantidade demandada de um bem qualquer é a quantidade de bem que os compradores desejam e podem comprar. E quando se analisa o funcionamento do mercado há uma determinante que representa umpapel central: o preço do bem. Essa relação entre preço e quantidade demanda se aplica na maioria dos bens existentes na economia e, na verdade, é tão universal que os economistas chamam de lei da demanda: com tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, sua quantidade demanda diminui; quando o preço diminui, a quantidade demandada aumenta. Esta relação é pode ser demonstradagraficamente através da escala de demanda que é uma tabela que mostra a relação entre o preço de uma bem e a quantidade demandada. Outra forma gráfica de se demonstrar esta relação é a curva de demanda, que está disposta no Anexo 01 (A Escala de Demanda e a Curva de Demanda). Qualquer mudança que aumente a quantidade demanda a cada preço desloca a curva de demanda é chamado de aumento da demanda,e qualquer mudança que reduza a quantidade demandada a cada preço desloca a curva para a esquerda e é chamada redução da demanda, os conceitos de deslocamento da curva de demanda também estão ilustrados no Anexo 02 (Deslocamento da Curva da Demanda).
Ainda para Mankiw (2009), são muitas as variáveis que podem descolar a curva da demanda, as mais importantes são: renda, preço dos bensrelacionados, gostos, expectativas e números de compradores. Para o estudo e solução do caso proposto aprofundaremos em preço dos bens relacionados: podem ser substitutos ou complementares. Quando uma queda do preço de um bem causa o aumento da demanda de outro, os dois bens são chamados substitutos. Os substitutos são, freqüentemente, pares de bens que podem ser usados um no lugar do outro, este será...
tracking img