Oferta e demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 6 – Matemática para Economia: Oferta, demanda e ponto de equilíbrio de mercado 1. Introdução
Os consumidores, ao gastarem seu dinheiro, buscam a satisfação máxima, os empresários buscam sempre o lucro máximo (racionalismo) A natureza (recursos naturais) e a estrutura produtiva da economia são escassas diante das necessidades crescentes dos consumidores. Por isso, a economia também éentendida como o estudo da escassez e dos problemas dela decorrentes. Existem numerosos mercados formadores de preços, permitindo a existência da concorrência pura (economia de mercado).

-

Baseando-se nos pressupostos acima, analise as seguintes questões e prováveis respostas: 1) O que leva uma pessoa a adquirir certo tipo de bens não adquirindo outros?  A busca pela satisfação máxima 2) Qual (ouquais) motivo(s) levam um empresário a decidir pelo aumento da sua produção?  A busca pelo lucro máximo 3) Como se comportam os consumidores diante do aumento do preço de determinado produto?  Tentarão obter a máxima satisfação usando mesma quantidade de recursos, seja comprando menos ou comprando outros produtos mais baratos que lhes tragam a mesma satisfação. De qualquer modo haverá uma quedana demanda (procura) desse produto. 4) Como se comportam os consumidores diante da queda no preço de determinado produto?  Haverá uma demanda (procura) maior desse produto, ou porque seus compradores habituais vão adquiri-lo em quantidades maiores, ou porque será acessível a outros consumidores. 5) E os empresários, como se comportam ao perceber que o mercado pode pagar mais pelos seus produtos? Provavelmente aumentarão seus preços, na busca pelo lucro máximo. 6) E se o empresário perceber que o preço dos seus produtos tende a cair no mercado?  Pode estocar parte do seu produto (se isto for possível) na expectativa de uma mudança no mercado ou baixar seu preço, procurando evitar prejuízos maiores.

2. Função Demanda
A demanda (procura) de um determinado bem é a quantidade desse bemque os consumidores pretendem adquirir em um certo intervalo de tempo (dia, mês, ano etc). A quantidade demandada (q) de uma determinada mercadoria pode ser vista como função do preço (p) pago pelos consumidores ao adquiri-la, sendo representada pela seguinte relação: Onde: q - quantidade ou número de unidades demandadas (procurada) p - preço da mercadoria A demanda (q) representa a soma dasquantidades que todos os compradores do mercado estão dispostos a adquirir ao preço (p), dai a denominação função de demanda de mercado. É fácil de imaginar que quando o preço diminui o consumo/demanda aumenta e quando o preço aumenta o consumo/demanda diminui.

Demanda

Demanda

Preço

Resumindo: Um aumento nos preços provoca uma queda nas quantidades demandadas: Uma queda nos preços provoca umaumento nas quantidades demandadas:

Aula 6 – Matemática para Economia

Preço

Profª Patrícia Alves

- pg 1

2.1. Gráfico da função Demanda
Normalmente o gráfico da função demanda é denominado por curva de demanda e é uma função decrescente, pois quanto maior o preço menor é a quantidade demandada. Quando a função demanda é expressa com a quantidade (q) em função do preço (p), arelação entre p e q é indicada por q = f(p), e nesse caso q é a variável dependente e p é a variação independente. O gráfico dessa função é representado da seguinte forma:

quantidade
f(p1) = q1

q

f(p2) = q2

p1 preço

p2

p

Agora quando a função demanda é expressa com o preço (p),em função da quantidade (q), a relação entre p e q é indicada por p = f(q), e nesse caso p é a variáveldependente e q é a variação independente. O gráfico dessa função é representado da seguinte forma:

preço
f(q1) = p1

p

f(q2) = p2

q1

q2 quantidade

q

Curiosidade: Entre os matemáticos e economistas existe diferenças de opinião a respeito de como representar a função de demanda, geralmente um matemático representará graficamente a quantidade (q) no eixo vertical e o preço (p)...
tracking img