Oferta e demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OFERTA E DEMANDA
É claro que a economia vai muito além dessas duas palavras.Ainda assim,a observação de Sarducci era parcialmente verdadeira.Muitas pessoas realmente pensam que ‘’oferta e demanda’’ sejam sinônimo de economia.Surpreendentemente,poucas entendem o que essa expressão significa de verdade.em um debate sobre assistência á saúde,pobreza,acontecimentos recentes do mercado deações ou o alto preço da moradia,muitas vezes ouvimos alguém dizer “É só uma questão de oferta e demanda”,como se isso bastasse para resolver inteiramente a questão.Outras pessoas usam a frase com reverência exagerada como se oferta e de manda representasse uma lei inviolável sobre a qual nada pode ser feito.Afinal,o que significa essa frase tão repetida pelo mundo afora?
A teoriade oferta e demanda é o princípio que organiza e explica os preços e as quantidades de bens vendidos e as mudanças em uma economia de mercado.Na teoria microeconômico,ela se refere á determinação do peço e da quantidade produzida em um mercado perfeitamente competitivo.Esse é o ponto de partida para a modelagem de outras estruturas de mercado(como monopólio,oligopólio e competição monopolística)epara outras abordagens teóricas.
MERCADOS
Os economistas vêem a economia como uma conjunto de mercados.em cada um deles,os compradores e vendedores serão diferentes,dependendo do que estiver sendo negociado.Há um mercado de laranjas,outro de carros,ainda outros de imóveis e outros mais de ações francos franceses e qualquer outra coisa que possa ser comprada e vendida. Um mercado é um grupo decompradores que têm potencial para negociar. É aqui que começam as escolhas. Um mercado,como veremos em breve, é uma parte importante do modelo de oferta e demanda, da mesma forma que a asa é uma parte importante de um aeromodelo.assim como podemos fazer uma asa de madeira plástico ou metal - dependendo do objetivo – também há muitas escolhas a fazer quando definimos um mercado.
DEMANDA
Ademanda mostra a quantidade que todos os possíveis compradores estariam preparados para comprar a cada unidade do bem.A demanda é freqüentemente representada usando uma tabela de dados ou um gráfico relacionado preço á quantidade demandada.A teoria da demanda descreve os consumidores individuais como estes “racionais”que escolhem a quantidade ”melhor possível ” de cadabem,dados,renda,preferências,gastos,e etc.Uma expressão para isso é ‘maximização da utilidade restringida’(com a renda”restringido”a demanda)Aqui ‘utilidade’ se refere a relação de preferência dos consumidores individuais. A utilidade e a renda são então usadas para modela as propriedades assumidas sobre o efeito de uma mudança de preço na quantidade demandada.
A LEI DA DEMANDA
A lei dademanda estabelece que quando o preço de um bem se eleva e todas as outras coisas permanecem inalteradas,a quantidade demandada desse bem diminui.
A lei da demanda nos diz o que acontece quando alteramos apenas o preço do bem e admitimos que todas as demais influências sobre a escolha do comprador se mantêm constantes.
A curva de demanda demercado(ou,simplesmente,curva de demanda)mostra a relação entre o preço de um bem e a quantidade demandada,mantendo constates todas as demais variáveis que afetam a demanda cada ponto da curva representa a quantidade total que os compradores decidiram comprar a um determinado preço.
VARIAÇÕENS DA QUANTIDADE DEMANDADA
Uma variação do preço de um bem faz com que nosdesloquemos ao longo da curva da demanda.Chamamos isso variação da quantidade demandada.Uma elevação do preço causa um movimento para a esquerda na curva -um queda da quantidade demandada.Uma queda do preço causa um movimento para a direita a curva –uma aumento da quantidade demandada.
OFERTA
É a relação entre o preço de um bem e a quantidade...
tracking img