Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O objetivo dessa pesquisa é coletar informações sobre: quanto se compra e se vende, comportamento do consumidor e influência da economia sobre o ramo de negócios escolhido.
Os ramos escolhidos foram: Supermercado, farmácia e salão de beleza.

Supermercado
Em um supermercado o primeiro dever do comprador é comprar barato, o segundo é comprar na conta exata, de forma que não sobre ou faltemercadoria e a rotação de estoque seja a mais rápida possível. Para isso é preciso controle de estoque e conceitos de saída média diária, estoque de segurança e ponto de pedido, o fator mais importante para as vendas de uma loja, porém, é o preço. Os fregueses procuram sempre o preço mais barato dos produtos. Por outro lado, a filosofia do supermercado é a de vender em escala, imprimindo granderotação à mercadoria, a um preço o mais baixo possível. Portanto, vender com margens reduzidas, faz parte do próprio conceito do supermercado. Para nós, uma loja não pode, a rigor, ser chamada de supermercado, se vender caro. No Brasil, quando da instalação dos primeiros supermercados, seus preços eram elevados, por isso cresceram tão lentamente. Hoje, porém, essa fase já está superada, os supermercadosvendem mais barato do que qualquer concorrente. Para vender barato e ao mesmo tempo apresentar um lucro razoável, de aproximadamente 2% sobre a venda, os supermercados precisam ser eficientes. E uma operação eficiente em supermercado é algo extremamente difícil, é preciso reduzir as quebras e o furto de mercadorias, e, principalmente é preciso reduzir a precificação errada. Finalmente, paraconseguir uma operação eficiente, é preciso controlar as despesas em todos os setores, em uma grande organização, isto não é fácil, depende de um controle rigoroso e de bons gerentes.
Em relação ao comportamento do consumidor a maior proporção de consumidores são mulheres, estas ainda costumam atribuir certa importância aos atributos dos supermercados em que efetuam suas compras como preço, higiene elimpeza, estacionamento, localização e diversidade. Esses atributos são os mais considerados pelos consumidores na escolha de um supermercado pela dona de casa, no momento de escolherem onde irão fazer suas compras.

Na economia dentre os segmentos que compõem o setor varejista, o supermercadista tem maior destaque na economia nacional. No início dos anos de 1980 esse segmento comercializava 75%dos produtos do setor varejista, passando para 82,6% no final daquela década. No final dos anos de 1990, sua participação ampliou-se para 86,1% do volume total de vendas de bens de consumo diário, revelando a importância desse segmento, por trabalhar principalmente com gêneros de primeira necessidade e materiais de consumo em massa, o segmento de supermercados é imprescindível para o bem estarsocial, servindo de referência para análise do varejo.

Farmácia
Em base em uma pesquisa feita em algumas farmácias de uma cidade do interior, concluímos que a porcentagem de compra e venda das farmácias são similares de mês em mês, se compra em média de 15,000 a 20,000 mil reais e as vendas nem sempre são lucrativas, nos meses de julho e agosto as vendas caem muito chegando a ter prejuízo de até10% porém nos outros meses pode-se ganhar mais que o esperado, já o mercado farmacêutico mundial movimentou cerca de US$ 550 bilhões durante o ano de 2004.
O comportamento do consumidor é de fundamental importância para o sucesso das empresas de todo o mundo, todo o comportamento do consumidor é orientado por suas necessidades e seus desejos, cuja satisfação eles buscam e valorizam. Assim, ocomportamento do consumidor é orientado pelo valor ou benefício percebido por meio da aquisição e uso do produto ou serviço, se o valor percebido por um consumidor em determinada marca de produto atingir ou exceder suas expectativas, esse indivíduo estará disposto a recompra, desde que possua recursos para tanto. Pode-se dizer, nesse caso, que esse cliente é fiel à marca e terá menor chance de...
tracking img