Oceano azul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha dos capítulos 3 e 4 do livro – Estratégia do Oceano Azul
Autores: W. Chan Kim
Renée Mauborgne


Capítulo 3 “Reconstrua as fronteiras de mercado”

INTRODUÇAO


Este capítulo do livro trabalha com as diferentes estratégias que uma empresa pode utilizar para sair dos chamados “oceanos vermelhos”, onde a concorrência organizacional é predatória, e entrar nos chamados “oceanosazuis”, que são caracterizados por oportunidades comercialmente atraentes, consequentemente obtendo sucesso mercadológico. (KIM; MAUBORGNE; 2005 - pág. 47)
Neste capítulo são descritas as seis fronteiras de mercado que devem ser superadas ou recriadas para que uma empresa possa criar seus oceanos azuis se afastando, portanto, dos oceanos vermelhos.

Primeira Fronteira: Examine os setoresalternativos

A primeira fronteira diz respeito à concorrência existente entre as empresas que estão no mesmo ramo de atuação. É interessante ressaltar que as organizações não sofrem apenas com os concorrentes que estão em um mesmo setor, portanto, existem produtos e serviços alternativos, que são caracterizados por terem formatos e funções diferentes, mas tem a mesma finalidade, empresas queapresentam em seus produtos e/ou serviços tais funções são também consideras concorrentes diretas.
Kim e Mauborgne exemplificam essa primeira fronteira de oceano da seguinte forma; imagine um cinema e um restaurante, tais alternativas de lazer se analisadas do ponto de vista de uma pessoa que deseja ter um bom passeio podem apresentar característica diferentes, mas ter a mesma finalidade. Portanto, seuma pessoa desejar ter uma boa noite de lazer, a mesma pode optar entre um restaurante ou uma sessão de cinema. O primeiro, teria relação direta do prazer gastronômico e a oportunidade de estar entre amigos e o segundo faria referência ao entretenimento gerado por um filme e uma ida ao cinema.
Uma empresa que utiliza este tipo de estratégia, por exemplo, é a Red Bull. Esta empresa comercializauma bebida que é caracterizada como um energético devido aos altos teores de cafeína e taurina que estão presentes em sua composição. Sabendo disso, imagine esta mesma bebida sob a ótica de uma pessoa que esta fazendo uma viagem de carro a noite e precisa ter energia ou um indivíduo que depois de um dia de muito trabalho está muito cansado e ainda precisa ir para a aula.
Tendo essa mesmareferência, pode-se concluir que as pessoas citadas nos casos acima teriam algumas alternativas de consumo que levariam a mesma finalidade que é gerar um pouco de energia para continuar as atividades que estão sendo realizadas. Vamos focar apenas na Red Bull e em uma única opção direta para quem deseja ganhar um pouco de energia para desempenhar suas tarefas diárias que é o Café.
A Red Bull, em primeiromomento, pode ser vista com uma alternativa para o café para as pessoas que não gostam do mesmo. Mas vamos também imaginar que estejamos em um dia ensolarado de verão, a escolha da Red Bull se mostra novamente mais atraente por se tratar de uma bebida que deve ser consumida gelada.
A primeira fronteira deve ser, portanto, tratada da seguinte forma; a análise das alternativas de mercado, ouseja, reconhecer os produtos e ou serviços que são tidos como opção ou variável de consumo e que muitas vezes podem muitas vezes oferecer oportunidades de inovação. Para que, dessa forma, seja possível se afastar dos oceanos vermelhos que são caracterizados pela concorrência extrema e encontrar os oceanos azuis.


Segunda Fronteira: Examine os grupos estratégicos dentro dos setores

A segundafronteira refere às estratégias utilizadas por empresas que estão em um mesmo setor, ou seja, como as mesmas disputam entre elas para o domínio do setor ou o aumento de sua fatia de mercado. É importante dizer que as grandes decisão são geralmente tomadas com referência nos preços e também no desempenho dos produtos e/ou serviços oferecidos. A forma utilizada para encontrar oceanos azuis está...
tracking img