Oceano azul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
i n o Va ç ã o 20

W. C h a n K i m e R e n é e m a u b o R g n e

em um mercado saturado e com alto grau de competição, em que os produtos cada vez menos se distinguem e a guerra de preços está sempre presente, toda empresa que quiser alcançar o crescimento sustentável precisa dar uma virada estratégica: “Deixar o oceano vermelho da concorrência para criar um novo espaço no mercado: o oceanoazul”. essa é a principal mensagem do livro A Estratégia do Oceano Azul (ed. Campus/elsevier), fruto de 15 anos de pesquisa de W. Chan Kim e Renée mauborgne, professores de estratégia do prestigioso insead, da França, durante os quais analisaram 30 setores de atividade e repassaram mais de 100 anos de informação sobre concorrência. “não queiram competir com seus rivais; façam com que eles sejamirrelevantes”, aconselham os autores, também fundadores da Value innovation network, rede internacional de consultores empresariais que implementa estratégias de oceano azul e desenvolve o conceito da inovação de valor –a inovação vinculada àquilo que a massa de compradores valoriza. o livro, que se propõe desafiar todas as regras do planejamento estratégico convencional, apresenta os seisprincípios de uma estratégia

de oceano azul bem-sucedida –os quatro primeiros para formulá-la e os outros dois para executá-la: 1) reconstruir as fronteiras do mercado, 2) concentrar-se no “geral” (não nos detalhes), 3) enxergar além da demanda existente, 4) chegar à estratégia correta, 5) superar os obstáculos internos da organização e 6) conseguir que a execução seja parte da estratégia geral. Kim emauborgne reconhecem que os executivos carecem de armas para aventurar-se nesses novos territórios. Por isso, analisam as tendências atuais e propõem um método para alcançar um crescimento rentável, com base em casos como os de apple, the body Shop, Cirque du Soleil, ebay e Swatch. o objetivo perseguido por empresas assim é criar valor, tanto para os compradores como para si próprias. Dessa forma,os competidores deixam de ser a prioridade de cada empresa. a prioridade passa a ser a criação de uma nova demanda e, dessa maneira, mudar as regras do jogo de seu setor de atividade.

hSm management – booK SummaRy nº 6

Oceano Azul
Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante
“O único meio de superar a concorrência é não tentar destruí-la.” Para compreender o sentido dessafrase, é preciso imaginar, de acordo com os autores do livro A Estratégia do Oceano Azul, que o universo dos mercados é composto por dois tipos de oceanos: os azuis e os vermelhos. Os vermelhos são constituídos por todos os negócios existentes; são o espaço estratégico conhecido. Os oceanos azuis, por sua vez, são formados por negócios que ainda não surgiram; constituem o espaço estratégicodesconhecido. Em um oceano vermelho, cada empresa procura superar as demais para ficar com a maior parte da demanda, mas as perspectivas de crescimento são reduzidas porque o espaço já está bastante ocupado. Assim, por conta de uma competição feroz, o oceano vermelho se torna “sangrento”. O oceano azul, de forma contrária, equivale à criação de uma demanda nova, o que garante um crescimentoextremamente rentável. Nesse oceano, a competição não conta, porque as regras do jogo ainda precisam ser definidas. Ainda que alguns oceanos azuis surjam fora dos setores existentes, a maioria deles nasce nos oceanos vermelhos, explicam W. Chan Kim e Renée Mauborgne. É o caso de Apple, The Body Shop, Cirque du Soleil, eBay e Swatch, cujos criadores souberam ampliar as fronteiras dos mercados em que atuavam.“A competição deliberada será sempre um fato inevitável e primordial da vida econômica”, afirmam Kim e Mauborgne, que, além de professores do Insead, são membros do Fórum Econômico Mundial. Mas, em muitos setores de atividade em que a oferta supera a demanda, a empresa que quiser triunfar terá de realmente deixar de lado a preocupação com a competição e investir em criar oceanos azuis.

A...
tracking img