Obvio e obtuso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para o autor, a fotografia jornalística é dada por um conjunto de técnicas que a produzem, compõe e retocam. A mensagem na fotografia é repassada do mesmo aspecto da comunicação/recepção, onde o meioreceptor é o leitor do jornal.  E conforme diversos fatores como título, legenda, diagramação e, até mesmo, o próprio nome do jornal, acabam por exercer uma grande influência na leitura da mensagem.Isso porque são fatores sociológicos que definem o comportamento e atitudes perante a sociedade.
A fotografia não é só um produto, mas sim um objeto de autonomia estrutural, com método particular eanálise sociológica, que também acaba por identificar-se com estrutura do texto, recebendo então o apoio da gramática. O que define a fotografia é uma mensagem sem código e contínua, como tantas outrasreproduções que desenvolvem o próprio conteúdo analógico – cena, objeto e personagem – e o que “suplementa” é o estilo do criador e o significado, estético ou ideológico.  A mensagem denotada –próprio analagon – e a mensagem conotada , a maneira como a sociedade oferece a leitura, ode o código do sistema conotado é provavelmente constituído por uma simbologia universal, com retóricas de época ecertos estereótipos.
Em todas as estruturas de informação a fotografia é a única a ser exclusivamente constituída por uma mensagem denotada, pois garante o sentimento de plenitude, tornando adescrição, ao pé da letra, impossível. Para Barthes, o paradoxo fotográfico consistia, na coexistência de duas mensagens: uma sem código e a outra codificada – que seria a arte ou o tratamento, ou a escritura,ou a retórica da fotografia.
A conotação é o sentido segundo a mensagem fotográfica que pode ser formada através de diferentes níveis de enquadramento, diagramação, entre outros que possibilitamdefinir parte da estrutura. A conotação é produzida por uma modificação do próprio real da mensagem denotada, através da trucagem – caracteriza-se por intervir, sem prevenir, no próprio interior do...
tracking img