Obsidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Castelo Branco
Escola das ciências da saúde e meio ambiente
Graduação em Nutrição

Carla Plácido Martins de Castro

Causas da Obesidade Infantil

Rio de Janeiro, RJ
2012
O QUECAUSA A OBESIDADE INFANTIL?
Existe uma discussão considerável sobre os motivos que estão produzindo as multidões de crianças obesas que avançam pelo Século XXI. A causa mais comum repousa nodesequilíbrio entre o que a criança come e a energia que ela gasta.
A dieta brasileira tradicional (arroz, feijão, carne, saladas, legumes e frutas) vem sendo substituída por opções ricas em calorias, porémnem sempre com bom valor nutricional. E para piorar a situação, as porções dos lanches vêm aumentando assustadoramente.
As refeições hipercalóricas não são um problema das classes mais favorecidas: asestatísticas mostram que a Obesidade Infantil afeta todos os níveis sociais. Afinal de contas, é simples, barato e fácil comprar e consumir alimentos ricos em calorias (biscoitos, salgadinhosindustrializados, doces) que alimentos mais saudáveis (como frutas, verduras, legumes, etc.).
Outras mudanças no estilo de vida trazidas pela modernidade também estão no centro do problema. O sedentarismoaumentou. As crianças passam mais tempo na frente da TV e do videogame do que correndo na rua, jogando bola ou andando de bicicleta.
Cerca de 10% das crianças que passam mais de 1 hora na frente da TVsão obesas. A TV preenche o tempo livre de boa parte das crianças e estimula o consumo de alimentos pouco nutritivos, porém ricos em calorias. Mais da metade dos comerciais veiculados duranteprogramas infantis fazem propaganda de lanches, refrigerantes, sucos ou outros tipos de alimentos hipercalóricos.
Como as crianças de hoje têm o mesmo tamanho daquelas de outrora, o resultado do maiorconsumo de calorias e do aumento do sedentarismo só poderia resultar em uma coisa: Obesidade.
PRINCIPAIS CAUSAS DA OBESIDADE INFANTIL:
Causas Nutricionais: de longe o fator mais comumente envolvido....
tracking img