Objetivos da nova ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Há mais de 02 anos entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico que, em 29 de setembro de 2009, foi assinado pelo Governo Brasileiro e pelos outros 07 Governos lusófonos, ouseja, pelos países que têm como língua oficial o Português, sendo eles: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal.O acordoteve como objetivo principal a criação de uma unidade gráfica entre os 08 países que têm a Língua Portuguesa como língua materna.
A reforma alterou apenas aspectosortográficos, pois nem seria possível mexer em outros aspectos como a sintaxe ou a pronúncia, para que os países passem a grafar de forma idêntica, pois o Brasil grafa de uma formaenquanto os outros países, liderados por Portugal, grafam de outra maneira.
De acordo com representantes brasileiros da área, essa falta de unidade, causava dificuldades emrelação à elaboração de documentos internacionais e em relação à distribuição de obras escritas em português pelo mundo, pois hora os livros estavam em português brasileiro ehora em português de Portugal.
Muitos não sabem, mas os documentos públicos trocados entre o Governo Brasileiro e o Governo Português são redigidos duas vezes, em portuguêsdo Brasil e português de Portugal, devido às divergências entre as línguas.
Apesar de a lei garantir que as duas ortografias, a velha e a nova, devam coexistir até 31 dedezembro de 2011, já no início de 2009 muitas Editoras e, até mesmo, a Academia Brasileira de Letras publicou dicionários e livros com as novas regras ortográficas. Essaspublicações, devido alguns pontos dúbios da lei, continham erros e divergências. Aqueles que adquiriram as primeiras publicações tiveram prejuízos e precisaram se atualizar.
tracking img