Tcc de ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A justificativa da escolha deste tema para uma monografia ou TCC está na busca do conhecimento de novos métodos que permitam que o professor trabalhe a ortografia em sala de aula de modo a assegurar uma aprendizagem com eficácia.

Consideramos importante tal tema para uma monografia pronta, porque poderá servir de apoio para professores alfabetizadores, pois, a partir das discussõesapresentadas nestas monografias, poderão refletir e questionar sobre suas práticas pedagógicas, ações e estratégias quanto ao ensino da língua escrita.

Essa monografia terá como objetivo analisar e conhecer quais são as dificuldades que as crianças encontram no seu processo de escrita, principalmente no aprendizado da ortografia, devendo-se realizar um projeto de pesquisa para ampliar o entendimentoacerca da proposição.

Sabe-se que a ortografia é muito complexa, pois depende da estrutura das palavras. Algumas palavras são passíveis de regras enquanto outras dependerão de memorização. Será que toda atividade de memorização é válida? Que atividades facilitam a aprendizagem da ortografia das palavras?

O desafio é: como desenvolver práticas pedagógicas, desde o período da Educação Infantil, emque o trabalho com a linguagem se mostre, ao mesmo tempo, significativo e capaz de levar as crianças a compreenderem como a língua funciona? Como fazer com que as crianças usem e explorem a língua, cada vez mais e melhor, com disposição e curiosidade, tanto na modalidade oral como escrita?

E mais: como expandir atividades de leitura e de escrita socialmente relevantes, na escola, sem deixar delado as atividades orais e os textos que fazem parte do acervo da nossa cultura e da nossa história, como os textos literários, que se apresentam de tantas maneiras? Como fazer da escrita um hábito diário calcado na leitura, transformando essa escrita num ato prazeroso de forma a fazer com que ela seja efetuada de forma correta e que o aluno perceba seus erros e corrija-os se, sem que isso setransforme num problema?

A partir dos questionamentos propostos, faz-se necessário encontrar os caminhos para se conhecer e entender as dificuldades que as crianças encontram no processo de aprendizagem e procurar descobrir quais procedimentos de ensino que podem ser tomados para que consigam em seu aprendizado escolar.

O aluno deve ser efetivamente não só informado do caráter convencional donosso sistema ortográfico, ou seja, da norma culta, mas também levá-lo a refletir sobre as semelhanças e diferenças entre a fala e a escrita. Particularmente, deverá compreender que a escrita não é uma simples transcrição da língua oral, constituindo-se – o código oral e o escrito – em formas variantes ou alternativas da mesma.

Será que os professores estão preparados para lidar com asdificuldades na aquisição de escrita e ortografia?

PELLEGRINI afirma que "Não é só o aluno que tem de desenvolver competências. O professor precisa dominar o oficio". (2002,p.54)

No entanto, exige-se que o professor seja dinâmico e crítico, buscando inovar suas estratégias de ensino. As dificuldades existem, as formas de superá-las precisam ser criadas.

Penso que o ensino de ortografia não evoluiucomo os outros aspectos do ensino da língua portuguesa. Se no caso da leitura e da produção de textos forma feitas várias transformações na atuação professor junto a seus alunos na sala de aula, na tentativa de resolver deficiências, acredito que o mesmo não ocorreu com o ensino da ortografia.

As escolas continuam sem uma meta definida para trabalhar a ortografia, por isso continuam, muitas dasvezes, sendo um objeto de avaliação, de verificação e não de ensino. Um exemplo claro são os ditados, onde o professor verifica se o aluno está escrevendo corretamente, ao invés de criar situações de ensino sistemático.

Constatam-se a existência de muitos alunos que embora se encontram abaixo da média quanto ao desempenho na ortografia, apresentam rendimento satisfatório em outros conteúdos,...
tracking img