Objetivos da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo I - As principais mensagens do artigo ‘ O objetivo da contabilidade’.

A Contabilidade tem como objetivo fornecer os elementos fundamentais para que uma entidade possa ser bem administrada, mediante o acompanhamento da sua situação líquida patrimonial e dos seus resultados. Ela também permite que sejam controlados as disponibilidades, os bens e direitos constantes do Ativo e as obrigaçõesconstantes do Passivo. Ela fornece todos os elementos necessários à tomada de decisões pelos dirigentes ou proprietários das entidades, além de fornecer subsídios à pessoas estranhas, que tenham interesse em manter negócios diretos ou indiretos com ela.
As principais funções da Contabilidade são: Registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude daatividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico:

* Registrar todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;
* Organizar um sistema de controle adequado à empresa;
* Demonstrar com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;
* Analisaros demonstrativos financeiros e os resultados obtidos pela empresa;
* Acompanhar a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros e alertando para eventuais problemas.

A finalidade primária da Contabilidade é o registro metódico e ordenado dos negócios realizados e a verificação sistemática dos resultadosobtidos. Ela deve identificar, classificar e anotar as operações da entidade e de todos os fatos que de alguma forma afetam sua situação econômica, financeira e patrimonial. Com esta acumulação de dados, convenientemente classificados, a Contabilidade procura apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzir asinformações que se fizerem precisar para o atendimento das diferentes necessidades.
Como finalidade secundária (talvez a mais importante) é o auxílio à tomada de decisões da administração das entidades (empresas) no exercício de suas funções. É o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade sócio-econômica.
O controle é exercido pela administração da entidade através das informações contábeis,obtidas em relatórios que podem atestar que a organização está caminhando em conformidade com os planos e políticas determinados.
O planejamento é feito pela administração da entidade com base em informações contábeis anteriores, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e metas a serem alcançadas e ao inter-relacionamento da contabilidade com os planos orçamentários, sendo degrande utilidade no planejamento empresarial ou estratégico, que consiste em prever ou estabelecer critérios para decisões a serem tomadas no futuro.

Passo II - Semelhança existente entre a vida financeira particular e a de uma empresa.
Em relação à vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários pontos em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenasdiferenças. Em uma dessas semelhanças pode-se citar o fluxo de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como em uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido. Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e essessão necessários para que lá na frente esse recurso nos gere lucro. Uma pessoa física também faz investimentos, sejam em um investimento imobiliário, aplicações bancárias ou em investimento não palpável, como faculdade, cursos e especializações.
As Receitas são um ponto onde há muita semelhança e pequenas divergências entre Pessoa Jurídica e Pessoa Física. Ao passo que nós temos geralmente...
tracking img