O cotidiano de uma escola publica.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE 1° GRAU: Como observar esse espaço de educação;
Thainá Sepulvida de AzevedoUff – 2º período de Pedagogia

* Objetivo
Identificar como o cotidiano de uma escola pública, sua estrutura e seu funcionamento influenciam no fracassoescolar.

* Justificativa
Esta pesquisa é relevante para tentar justificar o fracasso escolar nas redes públicas de ensino. Visando que o fracasso escolar é um dos fatores que influencia na evasãoescolar e é a causa das repetências.

* Metodologia
Para realizar esta pesquisa foram usadas técnicas etnográficas como: observação participante e entrevistas pré-estruturadas. Ao longo de trêsanos o pesquisador participou do cotidiano de uma escola, observando seu funcionamento e sua estrutura.

* Discussão
O texto traz o funcionamento de uma escola pública em situações precárias,uma situação desconfortável entre professores e seus superiores que acaba se refletindo na educação dos alunos.

* Considerações Finais
É perceptível que o fracasso escolar em escolas públicasnão é só produzido por culpa dos próprios alunos e de seus pais que não se interessam pelo seu desempenho escolar, há uma grande discriminação por parte da rede estadual de ensino e da própria escola eseus integrantes, que classificam os alunos sem ao menos tentar desenvolver suas habilidades.

* Referência Bibliográfica
EZPELETA,J. Notas sobre investigación participante y consfrucciónteórica.Brasília,1984, mimeo [ Trab. Apresentado no Seminário de Pesquisa Participante, Brasília,INEP].
ROCKWELL, E. De huellas, bandas y veredas: uma historia cotidiana em La escuela.México, Departamentode Investigacione Educativas/Centro de Investigacion y de EstudiosAvanzadosdelI.P.n., ( Separata de Cuadernos de Investigaciones Educativas. México, (3): 1-71, ago,1982).
SCHNEIDER,D. Alunos...
tracking img