Objetivo da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Objetivo da Contabilidade

Objetivo fundamental da contabilidade > aceitar que os usuários analisem a situação financeira e econômica do instituto e possam entender sobre asintenções futuras da mesma.

As intenções da contabilidade precisam colaborar para a ação decisória dos usuários, não se garantindo por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomadade resoluções.

Para tal, devem ser observados dois pontos:
1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de suasituação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro.

2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes nãoconseguem retratar a essência econômica.
A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de:
a) deficiências na estrutura do modelo informativo;
b)limitações do próprio usuário;
c) baixa credibilidade por parte dos usuários;
d) linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suasfinalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

Quanto as finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso dasentidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.Como procedimento, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual asentidades estão operando.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

|
|
|
|
tracking img